Fígado absorve nutrientes

O corpo humano somete funciona quando todos os seus sistema estão completos, corretos e harmoniosos. Se assemelha a uma máquina que precisa de todas as peças e compartimentos funcionando simultaneamente para garantir o resultado final. Existem cerca de 15 sistemas constituintes no organismo, além de milhares de células e outras complementos que garantem a vida humana.

Entre todos os conjuntos anatômicos, está o fígado, um órgão que também pode ser classificado como uma glândula anexa, e ainda ser intitulada como a maior pertencente ao corpo humano. Normalmente, esse órgão esponjoso repleto de sangue, fica situado no hipocôndrio direito, se estendendo até o quinto espaço intercostal. Suas funções são variáveis e infinitas, com tamanha importância.

Os nutrientes são absorvidos pelo intestino e enviados para o fígado através da via linfática
O fígado armazena e metaboliza as vitaminas e a glicose, já os nutrientes são apenas transportados.

O fígado faz parte do sistema retículo endotelial, atuando diretamente no sistema imunológico. São cerca de 500 funções e um trabalho contínuo de 24 horas por dia, além de filtrar o sangue, ainda recolhe as bactérias que surgem no organismo. Existe portanto, uma multiplicidade de atuações do fígado no organismo. Todo o processo realizado acontece por partes, sempre de maneira harmoniosa.

A ligação com o sistema digestório se dá a partir do momento em que o alimento é consumido, logo o fígado faz a síntese de vitaminas, de proteínas e dos fatores de coagulação, das micromoléculas criadas pela trato digestório. O fígado ainda faz o transporte dessas micromoléculas necessárias para o sangue, também auxilia no encarregamento dos nutrientes para cheguem até às células.

Produz a bile, em uma quantidade representativa, cerca de 600ml a 900ml por dia. Após ser concentrada na vesícula, a mesma é enviada para o intestino, onde irá atuar como detergente para dissolver a gordura e obter algum aproveitamento. O fígado também é incumbido de armazenar a glicose extraída do bolo alimentar, que na verdade serve como combustível para o corpo.

Produzir proteínas nobres como a albumina, substância que mantém a água dentro da circulação. Se a mesma diminui, a água pode sair das veias, acomodar-se nos tecidos entre a pele e produzir inchaço. Por fim, faz o processo de filtração, eliminando as substâncias que por ventura possam causar danos ao organismo, as toxinas serão eliminadas pelo sistema excretor. Excesso de álcool, e resíduos de alimentos são alguns exemplos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.