Fada do dente existe ou nao

A imaginação das crianças sempre deve ser estimulada e apoiada, acontece que elas creem em qualquer história que os adultos contam e acabam por aceitar com facilidade qualquer situação relatada pelos mais velhos. E sobre a Fada do dente, uma das histórias mais contadas pelos adultos, será que ela existe mesmo ou apenas faz parte da imaginação? Descubra no decorrer da matéria.

fada dos dentes
Fada do dente
(Foto: Reprodução)

História da fada do dente

A fabula da Fada do dente não surgiu de uma tradição como é o caso de Papai Noel que é baseado na história de São Nicolau. A fada dos dentes surge como uma forma de estimular as crianças a tirarem os dentes de leite, pois se permanecerem poderiam prejudicar a boca futuramente. Deste modo as crianças deixavam arrancar os dentes sem problemas para receberem uma recompensa. Tal recompensa chegaria a noite após ter extraído o dente e colocado embaixo do travesseiro onde, supostamente, uma fada viria durante a madrugada e trocava o dente por uma moeda.

Origem

Ainda não sabe ao certo quanto a origem da Fada do dente, mas é provável que tenha sido durante o período medieval. Naquela época acreditava-se que os dentes extraídos deveriam ser guardados ou queimados para evitar que fossem roubados pessoas que já haviam morrido. O primeiro livro a citar a Fada do dente foi The Tooth Fairy, de Lee Rothgow em 1949, mas o escritor espanhol Luiz Coloma criou a história do rato Perez em um livro de cunho infantil no qual o rato Perez dava presente às pobres crianças madrilenhas quando os dentes caiam.

Como revelar a verdade

Falar abertamente que a fada do dente não existe e sem criar um ambiente propicio pode ser uma experiencia traumática à criança. Os psicólogos não tem um consenso quanto a melhor forma de dizer isso à uma criança, entretanto o mais recomendado é não revelar a verdade subitamente, mas ir explicando aos poucos. Certamente que em algum momento a criança fará perguntas do tipo “Como ela faz isso?”, “Por que eu nunca vi a fada dos dentes?”, etc. O ideal é explicar que a fada é fruto de uma crença e que existe no imaginário popular mas não na vida real. Explique de uma maneira simples para que ela possa melhor compreender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.