Exemplos de comportamentos organizacionais

O comportamento organizacional em si visa toda e qualquer habilidade humana, onde são realizadas pesquisas sobre o impacto que os indivíduos, o grupo e toda uma estrutura possui sobre o seu comportamento dentro de qualquer organização. Dessa maneira, pode-se então melhorar a eficácia dessa organização.

Todo esse processo é realizado com o intuito de melhorar os profissionais de organizações para gerir pessoas, buscando mais resultado e transformando a empresa/instituição em uma referência perante as outras. Cada empresa passa então a ter sua própria forma de cultura e estrutura organizacional, tudo em prol de obter melhores resultados.

Esse comportamento se dá pela gestão dos indivíduos e se faz importantíssimo para a manutenção e melhoria dos padrões da empresa. Com isso, conseguem realizar uma dinamização dentro da organização, fazendo com que os seus líderes sejam capazes de prever, evitar e resolver qualquer problema individual ou coletivo dos seus trabalhadores.

Principais tópicos do comportamento organizacional

* Motivação;

Comportamento Organizacional (Foto: Reprodução)
Comportamento Organizacional
(Foto: Reprodução)

* Comportamento e poder de liderança;

* Comunicação interpessoal;

* Estrutura e processos de grupos;

* Aprendizado;

* Desenvolvimento de atitudes e percepção;

* Processos de mudanças;

* Conflitos;

* Planejamento do trabalho;

* Estresse no trabalho.

Principais níveis de estudos dos comportamentos organizacionais

Individual

Avaliam as motivações, expectativas, competências e habilidades que cada integrante da empresa mostra individualmente pela realização dos seus próprios trabalhos.

Grupo

Analisa a formação de equipes, as funções desempenhadas por elas, o grupo, sua comunicação e a interação de todos os seus componentes. Além disso, ainda consegue estudar e melhorar a influência e o poder do líder nesse meio.

Podemos ainda dizer que os comportamentos organizacionais possibilitam mapear todos os colaboradores que de alguma forma necessitam de aperfeiçoamentos em determinadas funções, além de conseguir observar os que se destacam em seus cargos. Toda essa abordagem, faz com que haja um maior amadurecimento e o melhor aproveitamento de todos os componentes das organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.