Estalar os dedos causa algum problema

Estalar os dedos podem causar lesões apenas quando a articulação consegue ser friccionada em menos de 30 minutos, caso isso não aconteça, o único fator que será evidenciado é que as juntas dos dedos engrossem com o passar do tempo visando a frequência que o movimento é feito.

Juntas grossas

Friccionar os dedos é um movimento feito por quase 100% da população de todo o mundo. A frequência dessas repetições é feita normalmente por pessoas que sofrem de ansiedade, quando estão nervosas ou com algum problema e por causa dessa movimentação constante a pessoa acaba aderindo a mania de estalar os dedos várias vezes ao dia.

Os espaços entre os ossos dos dedos encontramos os ligamentos e os tendões, nesse meio encontramos também um líquido – líquido sinovial – que ajuda a lubrificar a junção das estruturas ósseas para que haja movimentação dos dedos, para que eles se mecham e dobrem com facilidade. Quando ocorre a falta dessa lubrificação e as articulações são apertadas, causando o estalo delas pois são pressionadas em direção contrária com as estruturas.

Depois de estaladas, as articulações tem aproximadamente cerca de 30 minutos para voltarem ao normal fazendo com que a pessoa possa repetir o mesmo movimento, mas se em menos de 30 minutos a pessoa conseguir estalar com facilidade alguma articulação, terá que ir ao médico para que trate, pois se encontrará em um diagnostico de cavitação, que são pequenos traumas causados na região dos ligamentos. Se não tratada, a cavitação pode evoluir o seu estágio rapidamente e causar uma tendinite, que é uma lesão no tendão causada por movimentos ou esforços repetitivos da estrutura.

Tratamento

Tendinite no 3° dedo da mão

O tratamento é feito em consideração a gravidade. Os pacientes com casos fáceis deverão utilizar anti-inflamatórios ou apenas uma tala ou gesso para imobilizar os dedos, já nos casos graves deveram ser feitos além da imobilização por um período de tempo, sessões de fisioterapia e aplicação de corticoides, que ajudam na regulação do metabolismo do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.