Estações compactas para tratamento de esgoto

O saneamento básico é uma das atividades mais importantes a serem desenvolvidas nos centros populacionais, viabilizam a ação de diversos programas visando a melhoria da saúde humana, como a coleta e tratamento de esgoto, o manejo de resíduos, a limpeza urbana, etc.

Essa prestação de serviços deve ser realizada e supervisionada pelo Governo, através de empresas de caráter público. Devido ao mal planejamento do Estado e o não cumprimento de metas de implantação desse processo, muitas pessoas vem efetuando a sua inclusão através de articulações privadas.

O tratamento de esgoto é um dos problemas que estão sendo resolvidos com a contratação de estações compactas, que viabilizam o tratamento biológico de águas servidas para casas, condomínios, chácaras, fazendas, edifícios, indústrias, parques e outros ambientes.

Estações compactas para tratamento de esgoto
Representação de tanques para o tratamento de esgoto.
(Foto: Reprodução)

O atendimento dessas empresas são voltados para os locais onde não existem suporte público de esgoto, que desejam se enquadrar a meios de reutilização ecologicamente sustentáveis. O reuso da água tratada é uma das principais estratégias implantadas nesse sistema, oferecendo os seguintes benefícios:

» Menor gasto de água;
» Diminuição do valor das contas de água;
» Despoluição do meio ambiente;
» Prevenção de doenças causadas pela proliferação de parasitas.

Existem muitas funções que não necessitam de água potável para que haja a sua dinamização, como lavagem de piso e veículos, descarga de vasos sanitários, regas de plantas, por isso o reaproveitamento é eficaz e reproduz tantas respostas positivas.

O tratamento é executado por etapas anaeróbicas e aeróbicas, sendo os tanques de descontaminação compostos por caixas de gordura, de passagem e inspeção, tanque séptico e filtro biológico septo-difusor. Todos os recipientes são construídos através de plásticos atóxicos, atende à legislação ambiental e s normas da ABNT NBR 7229/93 e NBR 13969/97.

A remoção dos depósitos de lodo devem ser retirados dos tanques em um prazo máximo de cinco anos, sendo a limpeza o único processo de manutenção que as estações compactas necessitam. Seus modelos variam de acordo com as necessidades solicitadas pelo comprador e da quantidade de pessoas que irá atender.

O preço cobrado por essa atividade é considerado elevado inicialmente – com relevância para os locais de ambiente grande e que abriga muitos indivíduos -, mas a curto prazo pode-se constatar vantagens incríveis da sua aderência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.