Equipamentos de Muay Thai

Muay Thai é uma arte marcial tailandesa ao qual a origem é meio translucida, as teorias mais aceitas dizem que surgiu quase que junto com o seus criadores, esses após saírem do território chinês em busca de melhores condições, tiveram que desenvolver um método de defesa eficaz para sobreviver as investidas dos saqueadores, na verdade o estilo de luta criado tinha semelhança inegável com o Kung Fu oriental. O Chupasart como era conhecida a técnica de defesa pessoal foi se desenvolvendo e  moldando até chegar a algo mais semelhante ao Boxe Tailandês atual.

Um dos maiores problemas enfrentados desde o cerne da arte marcial, foi o grande numero de lesões e até óbitos nos campos de treinamento e em lutas, por isso, aos poucos o esporte perdeu as armas, e em 1920 sofreu adequações tomando empréstimo regras itinerário disciplinar do boxe inglês. Embora tenha mais de 2000 anos de existência só começou a ser difundido pelo mundo no século passado. Mesmo sendo ligeiramente recente o Muay Thai ganhou rapidamente adeptos em todo mundo, assim como particularidades em cada país e até novos equipamentos, dando a luta um poder de combate ainda maior.

No final da década de 70 o mestre Nélio Naja começou a implantar o Muay Thai aqui no Brasil e rapidamente o estilo ganhou força e em menos de 10 anos já a havia federações próprias do esporte, com a ginga natural brasílica a luta tailandesa foi assimilada de forma um tanto rápida, sendo praticada atualmente de norte a sul do país.

Por ser uma técnica que explora o máximo do seu corpo, tornando qualquer extremidade dele, punho joelho, antebraço, canela, verdadeiros instrumentos de batalha, o Muay Thai melhora quase todos os mecanismos do organismo, dá autoconfiança ao praticante, acelera o metabolismo, melhora o equilíbrio  promove a perda de gordura, condiciona fisicamente  entre outras coisas. Para tirar o máximo oferecido pela luta sem causar nenhum dano colateral a saúde é essencial o uso de equipamentos, não só para manter a integridade física, mas para que você consiga a envergadura total dos exercícios.

A seguir veja os itens que não podem faltar ao lutador:

– Faixa para as mãos: dão firmeza as mãos, e por conseguinte melhora a aderência nas luvas.

– Tornozeleira e Caneleira: A tornozeleira é importante para evitar torções, já a caneleira, embora não seja adotadas por todos pode ajudar em treinos intensos.

– Protetor para a Virilha: protege as partes intimas de eventuais impactos mecânicos e deve ser usadas inclusive em treinos.

– Protetor de boca: também com fins de segurança, protege a arcada dentaria de algum golpe.

– Luva: as luvas são importes tanto no treino de trocação quanto no individual geralmente em sacos de areia.

– Corda: ter uma corda de pular pessoal é interessante pois dai você pode exercitar-se em qualquer lugar não apenas dentro das dependências do ginásio.

Existem sim outros equipamentos imprescindíveis , tatame, almofada de mão, saco de areia, protetor de cabeça, mas esses são de responsabilidade da academia e de uso comunitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.