Epilepsia canina: sintomas e tratamentos

Ficar atento ao comportamento canino é essencial para saber se algum problema de saúde está acometendo o seu organismo, muitas vezes os sintomas associados a diversas disfunções só se apresentam quando o sistema imunológico do animal está seriamente comprometido.

Dentre os distúrbios que se enquadram nessa associação podemos citar a epilepsia canina, que produz lapsos incontroláveis de convulsão ao bichinho, promovendo sérios danos a toda a sua estrutura corporal. As principais causas dessa patologia são os traumatismos cranianos, envenenamento, intoxicação, doenças cerebrais e/ou hepáticas.

Os sinais que geralmente vem a tona quando esse transtorno se manifesta são:

Epilepsia canina: sintomas e tratamentos
Cão desmotivado.
(Foto: Reprodução)

» Isolamento
» Perda de interesse nas atividades de entretenimento
» Salivação excessiva
» Tonturas e desmaios
» Contrações musculares
» Espasmos corporais violentos
» Perda da consciência e do controle das funções hepáticas

Ajuda médica

Assim que o cão demonstrar qualquer mudança de comportamento, o auxílio de um excelente veterinário deverá ser procurado. Quanto mais rápido isso for feito, menos danos serão ocasionados a sua saúde.

Tratamento

Após a realização de um diagnóstico específico, o médico conseguirá dinamizar o tratamento adequado para o animal, receitando o uso de medicamentos para evitar e diminuir as convulsões. É relevante que todas as recomendações do profissional sejam executadas para que o cãozinho tenha uma melhora benéfica e rápida em seu quadro de saúde.

Como lidar com as crises?

» Procure manter a calma.

» Faça anotações sobre a quantidade de crises convulsionais e suas durações para apresentar ao médico.

» Limpe a área ao redor do animal e coloque uma toalha sob a sua cabecinha para que ele não se machuque.

» Leve-o a um veterinário assim que a convulsão passar ou ligue para o profissional, solicitando o atendimento a domicílio.

Recomendações

» Evite deixar o animal sozinho por longos períodos.

» O cruzamento de cães epiléticos não é aconselhável.

» Marque consultas regulares do cãozinho com um bom veterinário para que um acompanhamento mais detalhado do quadro seja articulado.

» Procure investir em exercícios físicos mais seguros para o animal, principalmente quando eles estiverem sob efeito de medicação.

Dica

Assim que a convulsão passar, ministre algum alimento açucarado para o seu consumo, evitando novas crises a curto prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.