Fc Noticias » Novidades » É perigoso usar lente de contato

É perigoso usar lente de contato

Para não ter problemas com o uso de lentes de contato, basta fazer a manutenção e limpeza da mesma de forma correta. Veja como evita a contaminação por microrganismos.

     

Desde quando surgiram as lentes de contato muitas pessoas se tornaram adeptas as mesmas, mas há quem utilize por finalidade estética, muitas vezes sem ter conhecimento pleno dos cuidados e riscos que se tem ao utilizá-las. Mesmo que seja lentes de contato coloridas, o usuário deve seguir as orientações do médico oftalmologista.

Existem diferentes materiais em que são fabricadas as lentes de contato, justamente para atender a necessidade de utilização. Podem ser:

  • rígidas – ideal para correção visual do grau como problemas de miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia;
  • gelatinosas – são de comum uso para estética, pois podem ser descartadas diariamente, ter um período mais prolongado;
  • híbridas – são terapêuticas utilizadas em situações especiais, como pós cirurgias refrativas.
lente de contato

As orientações do oftalmologista sobre utilização e cuidados devem ser seguidos corretamente, podendo assim reduzir significativamente o risco de infecções.

Além de utilizar o tipo de lente correta, ainda existe outro detalhe que é a adaptação de do olho, nem sempre uma pessoa consegue usar lentes e por tanto devem escolher por outro procedimento em casos de correção visual ou cirurgia. O perigo maior em se usar lentes de contato está na qualidade das mesmas e os cuidados que devem ser feitos diariamente.

Os descuidos com manuseio e manutenção são os principais fatores que desencadeiam problemas com as lentes de contato. As complicações mais comuns são as infecções que acometem as pálpebras e córneas, podendo provocar traumas, edemas, irritação, conjuntivite, distorção visual e até mesmo úlceras.

As substâncias específicas para realizar a limpeza e assepsia das lentes de contato, também podem causar alguma complicação nos olhos, criando reações alérgicas ou químicas. Os primeiros sintomas de problemas com o uso de lentes de contato são o desconforto e a irritação.

Se as recomendações de uso e limpeza forem seguidas corretamente, possivelmente não existirão riscos quanto a utilização das lentes de contato. Porque a maioria da complicações ocorrem com a contaminação da proliferação de micro-organismos provenientes da má higiene e por guardar as lentes em locais indevidos.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?