Dicas para uma boa redação no vestibular

A escrita é um dos sinais de comunicação mais importantes entre os seres humanos, sendo uma das categorias que deve ser muito bem elaborada para o entendimento do próximo (leitor). Sua representação é articulada através do pensamento e da linguagem, onde deve-se respeitar as normas gramaticais exigidas e outros fatores da língua portuguesa, assim como a situação em que o indivíduo se encontra.

Dinamizar essa atividade é muito fácil para alguns, mas outros possuem dificuldades nesse processo, como interligar as ideias, seguir uma ideologia com sentido correto por todo o texto, particularidades que são cobradas constantemente nos colégios, principalmente durante o Ensino Médio, que é o período em que as instituições preparam seus alunos para prestar vestibular.

Esses exames avaliativos aplicados nas universidades (sejam elas públicas ou privadas) e também pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), são pontos chaves no ingresso dos estudantes em cursos superiores e, por essa razão, é essencial que suas notas sejam boas em todos os certames, para que consigam conquistar a vaga desejada.

Dicas para uma boa redação no vestibular
Papel e caneta.

A Redação é um dos itens que compõem a avaliação no cálculo final, a pontuação alcançada nessa elaboração conta muito, lembrando que se sua nota for apresentada com valor igual ou superior a zero, o candidato é desclassificado do vestibular.

Para garantir resultados satisfatórios nesse quesito, o FC Notícias irá citar a seguir algumas dicas de como elaborar uma boa Redação. Aproveite!

⇒ 1. Reconheça o tipo de redação que está sendo solicitado na avaliação (dissertação, narração ou descrição), mesmo que o texto esteja bom, se ele fugir da padronização solicitada ou do tema exigido, poderá ser anulado.

⇒ 2. Utilize uma linguagem culta, respeitando as regras gramaticais, evite repetir palavras (procurando usar sinônimos), não articule expressões difíceis, prefira uma linguagem mais clara e simples.

⇒ 3. Não fique abordando o assunto várias vezes com a formação de parágrafos com palavras diferentes, os avaliadores dão mais valor a objetividade. Antes um texto composto por 15 dias com conhecimento preciso do que um de 30 “enchendo linguiça”.

⇒ 4. Respeite sempre a sequência ideológica: introdução, desenvolvimento e conclusão.

⇒ 5. Não esqueça da pontuação, de escrever as palavras corretamente e de colocar letras minúsculas e maiúsculas nos seus devidos lugares.

⇒ 6. Cuidado com a concordância verbal.

⇒ 7. Desenvolva sua análise baseada em fatos e acontecimentos reais, apontando soluções coerentes com o tema sugerido, evitando as críticas sem fundamento ou sem objetivo.

⇒ 8. Releia todo o texto com tranquilidade e faça as correções necessárias no rascunho antes de passar para a folha oficial da Redação.

⇒ 9. Leia bastante e se mantenha sempre bem informado. Assim conseguirá desenvolver melhor a lógica do pensamento.

⇒ 10. Pratique e corrija seus erros! Esse é o segredo chave para uma boa redação.

Uma resposta para “Dicas para uma boa redação no vestibular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.