Dicas para ter mais equilíbrio no slackline

A moda fitness está se tornando cada vez mais aderida no Brasil e no mundo, tendo como suas prioridades principais o fornecimento de mais desempenho e saúde aos seus adeptos, assim como a melhora na estética física corporal através da perda de peso, ganho e definição de massa muscular.

Uma das modalidades que está fazendo sucesso no momento é o slackline, onde uma fita elástica de nylon é esticada entre dois pontos fixos, permitindo que o indivíduo ande em velocidades variadas e produza manobras super radicais, como pulos, posições de ioga e flip.

Os pontos de dificuldades impostos na realização desse processo estão inseridos na fita – porque são estreitas e flexíveis -, na distância entre as suas amarrações, a altura que se encontra do chão, o ambiente, a folga e outros fatores.

Dicas para ter mais equilíbrio no slackline
Homem fazendo slackline.
(Foto: Reprodução)

Essa modalidade pode ser executada por todos os tipos de público, desde a infância até a fase adulta mais avançada. Seus benefícios são relevantes e proporcionam resultados em pouco tempo, como concentração, velocidade de reação, equilíbrio mental e corporal, queima de calorias, coordenação, fortalecimento dos músculos inferiores e da região abdominal.

Mesmo parecendo ser um esporte difícil, seus praticantes afirmam que dois dias é suficiente para pegar o jeito e as manhas de equilíbrio na fita. Confira algumas delas a seguir e coloque-as em ação o quanto antes!

Compre um bom kit de slackline e faça a sua fixação corretamente, sem deixar a fita tão folgada.

Faça todo o trajeto descalço, para facilitar o contato com a fita.

Para os iniciantes, é essencial que as primeiras passadas sejam dadas com os pés alinhados a fita, assim será mais fácil ter apoio e distribuir o peso para não cair.

Deixe a coluna ereta e levante os braços, para adquirir mais equilíbrio.

Mantenha os joelhos um pouco flexionados, contraindo bem as coxas para conseguir absorver a força da fita.

Tente caminhar devagar, dando um passo após o outro, sem afobação.

Concentre-se no que está fazendo, mantendo atenção na posição de toda a estrutura corporal e o ponto fixo que deseja alcançar.

Contraia a região abdominal e faça com que ela seja o centro de concentração. Assim conseguirá manter um melhor desempenho, além de trabalhar a musculatura da área.

Seja persistente e não se importe com os tombos, eles vão acontecer muito até que se desenvolva maiores habilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.