Dia Internacional dos namorados

O Dia Internacional dos namorados foi sendo adaptado a muitos anos atrás, e demorou um pouco até que começasse a repercutir em diferentes países. A disseminação lenta da data se deu por causa das inúmeras explicações dadas a escolha pelo dia ideal para fazer as comemorações. Há quem afirme que todas são baseadas nas tradições cristãs, mais ligada ao Santo Valetim da Igreja Católica.

 dia Internacional dos namorados.
Dia 14 de fevereiro, dia Internacional dos namorados.

São Valentim, ficou conhecido por realizar o casamento de jovens apaixonados na Roma me meados do século III, quando era bispo, mas na época o governador Claudius II, proibiu todos os noivados e casamentos, porque os homens não queriam deixar suas amadas, para participar das campanhas militares quando recrutados. Por causa desse ato, o governador mandou decapitar o bispo, no dia 14 de fevereiro.

A data ficou sendo relembrada pela igreja, mas em 1840, Esther Howland uma revolucionária, teve a ideia de produzir em grande quantidade, várias lembranças e cartões para comemorar o Valentine’s Day. Mas a homenagem seria ao amor, o sentimento mais supremo que nasce entre as pessoas, principalmente se é tido entre casais. Com o tempo, o dia 14 de fevereiro ficou marcado como a data para se demonstrar o amor e carinho pelo parceiro(a) e fazer a troca de presentes.

namorados
No Brasil, a data é comemorada em 12 de junho.

Porém, a data é mais comemorado como dia dos namorados no hemisfério norte, Estados Unidos, Inglaterra e também na França. Coincidentemente, no dia 14 de fevereiro também marca o começa da época de acasalamento das aves. No Japão, existem duas datas para comemorar o dia dos namorados, o primeiro no dia 14 de fevereiro, e que as mulheres presenteiam e no dia 14 de março, os homens retribuírem o presente recebido.

No Brasil, a data celebrada é no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, considerado pela crença popular como santo casamenteiro. Mas de acordo com a mídia, o dia dos namorados foi escolhido como uma estratégia publicitária do profissional João Dória, em 1950, ao criar o slogan “não é só com beijos que se prova o amor” como forma de aumentar o movimento do comércio, já que na época as vendas eram fracas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.