Dia dos pais: Educação Infantil dicas de homenagem

Agosto é um período muito importante para todos os papais do país, isso porque no segundo domingo do mês é comemorado o dia dessa grande e importante figura paterna. Essa tradição vem sendo realizada no Brasil desde o dia 16 de Agosto de 1953 (dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo), mas também faz parte da cultura de vários outros países do mundo.

Com isso, todas as escolas realizam homenagens aos pais dos seus alunos, agregando esse relevante momento à essencialidade que esses homens representam para aos seus filhos. Normalmente, as apresentações são cheias de amor, carinho, atenção e demonstrações de que os papais servem em muitos casos como uma figura admirável, espelhável para as crianças.

Veja abaixo algumas dicas de atividades para trabalhar com seus alunos nesse período:

1° homenagem

Que tal escolher alguns poemas ou poesias para seus alunos declamarem no dia dos pais? Uma boa dica para realizar essa atividade é colocar todos os pequenos enfileirados, onde um por um irá até na frente do palco de apresentações e recitará uma das frases ou versos. Confira alguns modelos:

Dicas de homenagens para o dia dos pais.
Pai segurando seu filho no colo.
(Foto: Reprodução)

“O dia do papai vai chegar
E um lindo presente quero comprar
Fui nas lojas olhei, olhei…
Mas nada encontrei…
O presente do papai
Não há dinheiro no mundo
Que possa comprar.
O que vou lhe ofertar?
Ah! Já sei!
Muito carinho e amor
Bastante dedicação
A ele entregarei meu coração!
Aqui está ela.”

“Para o meu papai amado
Um presente fui comprar.
Mas, na loja não havia
O amor que quero dar!
Neste domingo de agosto,
Com todo afeto e carinho,
Quero abraçar, com amor,
Meu querido Papaizinho.
Ao Papai de coração
Eu desejo, neste dia
Muitos anos de existência”

2° homenagem

Escolha uma música especial e treine a letra com a turma com pelo menos um mês de antecedência ao dia dos pais. Cante com as crianças ao final de todas as aulas e no dia da apresentação, coloque cada um em sua posição, com cartões de mensagens de carinho na mão para entregar depois que terminarem de cantar.

Dicas de músicas

» Amigo maior – Turma do Printy;
» Meu pai, meu amigo – Cristina Mel (Infantil);
» Pai – Fábio Júnior;
» Letra P – Rogério Azevedo;
» Amigos pela fé – Anjos de Resgate;
» Papai, papai – Cantinho da Criança;
» Te amo pai – Rick e Renner;
» A ti papai – Banda passarela;

3° homenagem

Confeccione com seus alunos, vários desenhos deles com seus pais, com frases de carinhos e seus nomes. Exponha em um cantinho do colégio e peça para que os pais observem a importância que seus filhos lhes atribuem.

4° homenagem

Peça uma pequena verba para os pais dos alunos e compre paninhos, tapetes ou blusas brancas. Pegue tinta acrilex, coloque em alguns recipientes, mergulhe as mãos ou os pés das crianças, anexe-as nos tecidos e faça com que eles escrevam seus nomes. Deixe secar bem, guarde em embrulhos personalizados e dê para as crianças nessa data especial.

5° homenagem

Peça para a mãe dos alunos uma fotocópia do filho com o pai, produza um vídeo com a apresentação delas. Uma boa dica é gravar a criança ou sua voz falando algo especial para o pai quando a sua foto aparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.