Decoração da árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos principais símbolos das festividades natalinas, muito se especula sobre suas origens e significados, uns dizem que representa a família sagrada da crença cristã, devido sua forma ser triangular, falam também ter origem no século XVI com Lutero que  ao presenciara em um bosque um cena magistral em torno de um pinheiro, reproduziu  ao chegar em  casa  a cena para as outras pessoas poderem contemplar de sua visão.

Estudiosos, no entanto, dizem que a ideia de decorar a árvore advinha dantes, ainda de  cultos pagãos sincretizados a religião católica em profissões de fé dedicadas a Adão e Eva. Nesses cenário a árvore era a representação do paraíso  cheia de frutos.  É dai também que se inicia a tradição de monta-las nas casas e decorar-las com outros símbolos, como a vela, rosas entre outros. Por ter nascido na Alemanha logo foi associada a Lutero ( daí a lenda), o mundo só começou a a compartilhar da cultura, até então germânica,  depois de 1841.

Vamos então pensar na decoração da nossa árvore, hoje muitos enfeites podem adereçar sua arvore de Natal que nem precisa ser mais uma árvore de verdade, já que são vendidas também artificiais. Uma enfeite que é quase que indispenssavel é a bola de natal que substitui os antigos frutos, a estrela de significado ímpar no nascimento de Cristo, o pisca-pisca luzinhas que tomaram o lugar das velas, penduricalhos do Papai Noel, presentes, cartões, casinhas, artigos regionais são alguns exemplos de enfeites para árvores na linha mais tradicional.

Hoje com nossa industria cultural, tudo é transformado em artigo para o consumo, e é por isso que as árvores estão sendo cada vez mais recignicadas, e com isso novos estilos de árvores como as conceituais, minimalistas, gigantes, tematizadas, com uma ou varias cores surgem. Seja o estilo que adotar tradicional ou moderno questione-se  o verdadeiro sentido da árvore, o verdadeiro sentido do natal e boas festas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.