Cyberbullying é crime

Cyberbullying é o nome dado a hostilização, opressão e a perseguição de pessoas pelas redes virtuais, o que faz com que seja pior do que o bullying tradicional, pois chega á milhares de pessoas em questão de minutos. As páginas mais utilizadas para realizar esse processo são os e-mails,  redes sociais,  páginas pessoais,  comunidades e  blog’s.

Diferentemente do bullying que possui autores e responsáveis, o cyberbullying é realizado no anonimato, intimidando, insultando as vítimas sem nenhuma punição.

Cyberbullying é considerado crime?

Na manhã do dia 14 de Janeiro de 2013, o senador Clésio Andrade (PMDB–MG) apresentou á câmara o projeto de lei que criminaliza o bullying virtual, pois afirmam que tais atitudes podem vir a causar sofrimento psicológico e constrangimento, transitório nas vítimas.

Cyberbullying é considerado como crime no Brasil?
Perigos do cyberbullying.
(Foto: Reprodução)

A proposta de Clésio Andrade é que qualquer ofensa, seja ela em relação a etnia, orientação sexual, religião, deficiência, pessoas idosas e discriminação por características pessoais, tenha pena de três meses à três anos para o agressor. Caso o autor seja uma criança ou um adolescente, deverão ser aplicadas medidas correcionais e socioeducativas previstas no estatuto da criança e do adolescente.

Várias modificações vem sendo realizadas na proposta do senador para que a lei seja articulada de acordo com as atitudes dos agressores e todos os problemas causados as vítimas atingidas.

Dica

Cuidado ao soltar informações pessoais e fotos comprometedoras na internet, não deixe que crianças e adolescentes se exponham no meio virtual, pois todo e qualquer dado alcançado por esses agressores podem ser utilizados contra você.

Curiosidade

Existem diversos casos em que as vítimas entraram na justiça para pedir aos sites,principalmente os de relacionamento, indenizações devido as agressões e os danos morais que sofreram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.