Cuidados para usar o microondas

O Microondas funciona como um gerador de ondas eletromagnéticas em alta frequência. Essas ondas são jogadas em frequências que vão de 2 a 450.000.000 vezes por segundo. As ondas são geradas por uma magnétron. As microondas agitam as moléculas polares e como a água é um molécula polar e está presente em todo alimento, ele agira as moléculas de tal maneira  fazendo com que a energia do choque dessas moléculas gere calor.

microondas e os cuidados necessarios
forno de microondas
foto:reprodução

Como ele é um aparelho que gera ondas eletromagnéticas, muitas vezes pode ser perigoso por causar reações em diversos materiais, por isso alguns cuidados são indicados na hora do uso do microondas, veja quais.

  • Não colocar jamais nenhum objeto metálico no aparelho.
  • Evitar losas com filetes prateados ou dourados, pois refletem as ondas.
  • Caso desconfie de vazamento de ondas, basta colocar uma maçã em cima do forno e deixar por dois minutos, se ela cozinhar é porque há vazamento e o aparelho precisa de manutenção urgente.
  • Não ligue o microondas sem nenhum alimento, o acumulo de ondas não direcionadas pode danificar o aparelho.
  • Sempre que colocar alimentos com casca ou membranas como tomate, salsicha, batata, ovo, etc. Lembrar de fazer furos no alimento,pois, esses alimentos podem acabar explodindo se não furados, por causa do acúmulo de ondas dentro do alimento.
  • Não guarde nada dentro do aparelho de microondas.
  • Não seque roupas no microondas.
  • Cuidado ao aquecer líquidos, principalmente em recipientes muito lisos, pode ocorrer de formarem bolhas de calor e qualquer estalido pode fazer o liquido jorrar.
  • Não tente ligar o forno caso a porta não feche corretamente ou esteja aberta.
  • Se algum alimento pegar fogo,  não abra a porta, retire da tomada e desligue a caixa de força.

Esses são alguns dos principais cuidados que deve ter com o microondas. O aparelho de microondas é muito perigoso, podendo causar até explosões, portanto não utilize o mesmo se houver dúvida do que você queira aquecer com ele. Se você está preocupado com vazamentos de ondas pela janela fique calmo, saiba que aquele material, escurecido como se fosse uma grade na porta do microondas, são filetes de uma malha especial que impede o vazamento das ondas eletromagnéticas, mas permite que as ondas de luz passem.

Qualquer outra dúvidas lembre-se de ler o manual do aparelho, lá você encontrará informações de como configurar o aparelho, a potência e o que você pode ou não colocar dentro de seu forno microondas. É aconselhável manter certa distância, de pelo menos um metro do forno, e  esperar ao menos 30 segundos antes de retirar os alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.