Como usar os talheres

Talheres organizados
Forma correta de configurar os talheres em refeições formais

Os talheres acompanham as refeições humanas desde tempos remotos, as fontes históricas mais antigas remontam o uso de colher e faca ainda na pré-história, os garfos tem origem mais recente em meados da idade média. Os talheres em geral começaram a ser usado com formalidade também no período medievo, tanto que a posição da faca para dentro carrega o sentido de paz a mesa e a posição do garfo e faca nas mãos são datados desses tempos.

Fato é que esse costume, ora funcional ora carregado de significados,  foi se adaptando e perpetuando até os dias atuais, assim, em alguns restaurantes ou refeições formais use uma infinidade de talheres, cada um com uma função específica e ordem correta de usar. Esse trato com os utensílios de mesa, faz de um alimento que deveria ser saboroso um verdadeiro martilho para os que não estão acostumados com as regras e modos formais a mesa.

Ter boas maneiras na hora de comer parece ser muito difícil, mas, propomo-nos agora a desmistificar o uso do garfo, faca e colher. O primeiro postulado quanto esse assunto é sobre a posição que utensílios  devem ser organizados, os talheres que serão usados primeiro devem ficar  mais afastados do pratos, a ordem desses deve seguir a mesma em que cada tipo de alimento for servido. Não se pode esquecer ainda que as facas   é manuseada pela mão direita, portanto, dispostas do lado direito, um costume trago desde os tempos do Rei Felipe XIV. O garfo quando utilizado para corte, deve ter a concavidade voltada para baixo. Na hora da sobremesa os talheres devem ficar configurados de forma que a faca fique direcionada para a direita e os demais talheres para a esquerda.

Vamos agora dizer o que você não deve fazer a mesa, uma das coisas é não movimentar os talheres no ar enquanto conversa, evite também arranhar os utensílios no prato, ao terminar a refeição não cruze-os deixe os talheres posicionados paralelamente ao fundo do prato e use os talheres para levar o alimento até a boca, jamais o inverso.

Esses comportamento à mesa é construído através de muito treino, para isso, pratique em sua casa  antes de se aventurar em uma refeição cheia de pompa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.