Como ter uma boa noite de sono e acordar disposto

Milhares de pessoas no Brasil e no mundo sofrem com as noites mal dormidas, ação que promove muita preguiça e um cansaço inexplicável ao acordar na manhã seguinte, fazendo com que o dia seja chato e sem aproveitamento.

A insônia atinge públicos de todas as idades e gêneros, e está se tornando um transtorno preocupante para as organizações de saúde, isso porque além de proporcionar indisposição, a disfunção ainda pode desencadear quadros de ansiedade, obesidade, estresse, irritabilidade, depressão, falhas na memória e distúrbios cardíacos e cerebrais.

O que fazer?

Antes de começar a agir em combate a esse problema, é necessário identificar quais são as suas possíveis causas, como:

Como ter uma boa noite de sono e acordar disposto
Café da manhã misturado com disposição é uma excelente pedida!.
(Foto: Reprodução)

» AVC.
» Desgaste cotidiano.
» Sobrecargas.
» Doença pulmonar.
» Sono leve.
» Artrite.
» Câncer.
» Refluxo gastroesofágico.
» Doença de Alzheimer e de Parkinson.
» Insuficiência cardíaca.
» Mudanças repentinas de tarefas e horários.
» Problemas na tireoide.
» Uso de medicamentos, álcool e cafeína.
» Se alimentar tarde da noite com alimentos pesados.
» Ambiente inapropriado para dormir – com muito barulho, claridade, falta de limpeza, calor, etc.
» Se distrair intensamente antes de deitar na cama ou enquanto já está deitado, como ver televisão, ouvir música e mexer no celular.

Recomendações

Assim que os motivos forem diagnosticados, deverá ser promovido métodos de tratamento para a sua contenção e/ou eliminação. Existem ainda algumas práticas que ao serem exercidas regularmente podem auxiliar a produzir boas noites de sono, dando mais energia e motivação, estimulando melhoras no desempenho logo ao acordar. Veja:

Montar uma tabela com horários contendo todas as atividades do dia, os momentos que possui para se dedicar ao trabalho, a família, aos estudos, tarefas individuais, alimentação, descanso, higienização, etc, porque a organização será ponto chave nesse processo.

Estipule um horário para dormir todos os dias e respeite ele até que o organismo se acostume com a ideia de se enquadrar as novas regras.

Procure deixar o ambiente sempre bem arejado, limpinho, sem ruídos e confortável minutos antes de dormir, assim será mais fácil que o corpo relaxe e pegue no sono.

Tente ir diminuindo as cargas de atividades ao longo do dia, evitando ter desequilíbrios emocionar durante a noite ou praticar exercícios físicos ou consumir estimulantes.

Deitou na cama e o sono não chegou? Pare de rolar de um lado para o outro, levante, beba um chá ou leite quente, leia um livro ou realize algo que seja relaxante. Assim que o corpo começar a ficar sonolento volte para a cama, assim será mais fácil dormir.

Desligue os aparelhos de televisão, som e coloque o celular no silencioso para que não foque sua atenção em nada, a não ser em como seu descanso será proveitoso.

Evite colocar o despertador com o comando “soneca”. Assim que ele apitar pela primeira vez, levante-se rapidamente e comece a se mexer, dance, converse com alguém, cante, brinque com o animal, dê pulinhos, escove os dentes e tome aquele banho.

Tome um café da manhã bem reforçado, com ricas fontes de proteínas, fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico, assim as energias chegarão mais depressa.

Tire um tempinho antes de ir para o trabalho e faça exercícios físicos, seja em casa, no parque ou em uma academia. Os exercícios e modalidades fornecidos pela área fitness são múltiplos, podem ser praticados por todo mundo, em qualquer hora ou lugar.

Atenção

Nos primeiros dias será mais difícil a aceitação dos novos hábitos, mas com o tempo conseguirá perceber não apenas a melhora no sono e o aumento da disposição, mas também uma melhora na estética física, na saúde, na pele e na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.