Como ter qualidade no atendimento ao cliente

Conseguir manter um atendimento de qualidade não é tão simples quanto pensamos, porque lidar com pessoas de diferentes classes sociais, culturas, etnias, regiões, valores e até mesmo com oscilações de humor, é muito difícil.

Nem todas as empresas priorizam essa particularidade, o que faz com que elas não se diferenciem de tantas outras encontradas no mercado. É mais que essencial que todos os funcionários de redes de vendas, prestação de serviços e atendimento mantenham excelência em seu comportamento para satisfazer a todos os clientes.

Quanto melhor as pessoas são recepcionadas, mais chances a empresa possui dela ser fiel aos seus serviços, trazendo ainda outros indivíduos para se vincularem a ela. Esse marketing que se desenvolve entre clientes são classificados como os mais vantajosos, portanto, aposte nele.

Atender ao vasto público com características distintas e agradar a todos se faz uma missão quase impossível para os funcionários, mas existem técnicas que podem ajudar nesse processo. Confira algumas delas abaixo e procure trabalhá-las todos os dias com seus empregados:

Dicas para ter qualidade no atendimento ao cliente
Bonecos representando o atendimento a um cliente.
(Foto: Reprodução)

» Recepcione o cliente com educação e tranquilidade, mostrando a ele que independente de qualquer coisa a sua função é tentar resolver o seu problema, mas que alguns limites por você não poderão ser ultrapassados, pois não detém todos os poderes da empresa;

» Observe o perfil do cliente e veja qual a melhor maneira de dialogar com ele, sendo mais objetivo ou mais falante;

» Ouça o cliente com atenção;

» Tente acalmar os clientes, principalmente quando estiverem estressados;

» Nunca perca sua razão enquanto estiver realizando o atendimento. Caso não esteja se sentindo bem para realizar o seu trabalho, peça para que algum colega fique em seu lugar por alguns instantes, até que consiga manter seu equilíbrio novamente;

» Procure fazer perguntas chaves para saber qual o verdadeiro problema do cliente e quais as necessidades que ele possui, ou seja, o que ele realmente deseja;

» Se você for um funcionário antigo e souber como funciona cada particularidade da empresa, procure dar sugestões ao cliente, enfatizando a ele que suas informações são bem intencionadas e que poderão ajudá-lo;

» Nunca faça promessas ao cliente que não poderá cumprir. Deixe todas as explicações bem claras sobre o que pode ou não ser feito;

» Não deixe o cliente esperando por muito tempo. Procure sempre estar dando um parecer sobre seus serviços;

» Gaste o tempo que for necessário para resolver o problema do cliente ou atende-lo, ministrando interesse em desempenho em seus serviços.

Devido a relevância que o bom atendimento implica na sociedade, muitos institutos vem abrindo vagas para cursos voltados para essa área, sendo alguns deles disponibilizados gratuitamente ou por um preço consideravelmente baixo. Dois dos grandes polos que vem fornecendo essa modalidade no país são o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Através desse curso, ambas instituições visam disponibilizar ao funcionário e também ao empresário, a capacitação em atendimento, aprimorando suas bases, conceitos e dinamização para lidar com o público. Dentro do conteúdo trabalhado, é possível destacar os seguintes assuntos:

  • Autoconhecimento;
  • Motivação;
  • Habilidade de negociação;
  • Atendimento direto e indireto;
  • Postura de atendimento;
  • Regras de atendimento;
  • Imagem e objetivos da empresa;
  • Tipos de clientes;
  • Tralhando a empatia;
  • Postura ética no trabalho;
  • Comportamento profissional;
  • Importância de uma boa comunicação;

Para se matricular, é necessário procurar uma rede do SENAC ou SENAI que esteja mais próximo de você e se matricular. Essa atitude poderá ser realizada pelo funcionário que visa sua especialização profissional ou pela empresa deseja disponibilizar esse conhecimento aos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.