Como sentimos que estamos grávidas: Sintomas e Sinais de Gravidez

A gravidez para os seres humanos é sempre considerada como o milagre da vida, algo que torna possível a continuidade da linha familiar e da herança material e cultural que estenderá pelo tempo, vencendo todas as efemeridades que poderiam culminar no término linear caso não houvesse um herdeiro.

Valorizada a milhares de anos, a gravidez é símbolo de construção familiar e do início de nova vida para os casais que escolhem ter um filho ou mais. Todo esse processo de gestação é exclusividade biológica das mulheres, que carregam a criança em seu ventre e devem passar por todos momentos, sejam eles felizes ou difíceis na gravidez.

O que sentimos quando estamos grávidas?
O que sentimos quando estamos grávidas?

Mas afinal,  oque as mulheres sentem quando estão grávidas?

Algumas mulheres mal percebem que estão no período gestatório e vão perceber a real situação quando a barriga começa a ficar muito maior ou quando as náuseas se tornam insuportáveis. Mesmo com as condições básicas para se desconfiar de uma gravidez como a ausência da menstruação, muitas vezes esse mesmo quadro pode ser causado por outros motivos e isso pode acabar desviando a atenção da mulher.

Porém, fora os sintomas mais óbvios da gestação, algumas mulheres relatam sim, se sentirem diferentes logo nas primeiras semanas da gravidez. Isso acontece porque quando a concepção ocorre, vários processos hormonais são iniciados para realizar as mudanças necessárias no corpo para que este suporte o hospede que está a receber.

O que as mulheres sentem em geral, pode ser muito mais psicológico nesses primeiros estágios e geralmente não é algo padrão para todas as mulheres. Em geral, os primeiros sintomas físicos que podem ser percebidos pelas mulheres é a sensação de inchaço do corpo, principalmente nos seios. Também é comum que as mulheres percebam as alterações no peso, mesmo que mínimas inicialmente.

Com o passar do tempo, a pele começa a se esticar – com o crescimento do feto – e isso pode fazer com que algumas mulheres tenham coceiras em algumas partes do corpo, principalmente no pé da barriga.

Não importa quais sintomas surjam durante esses períodos, é sempre bom que a mulher faça um exame de gravidez para garantir se realmente está passando por uma gestação e para iniciar os preparativos necessários caso esteja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.