Como selar um cavalo

Muitas pessoas gostam muito de montar cavalos, justamente porque o animal bem tratado é muito companheiro e ótimo para fazer longas cavalgadas. Existe vários cuidados a serem feitos para o bem estar do animal, entre eles está a alimentação, higiene e também cuidados com a saúde. A estrutura em que o mesmo é mantido deve garantir suas condições físicas, mesmo nas situações em que o animal tenha o importante função de meio de transporte.

Montando cavalo
O cavalo é um animal de muitas utilidades, além de ser companheiro e obediente se for bem tratado.

O cavalo de montaria deve ser equipado adequadamente, mas antes de colocar todos os adereços necessários, faz-se importante cuidar da higiene do animal, o qual precisa estar limpo e escovado. Todo o material também precisa deve estar em boas condições de higiene e o tamanho deverá ser respectivo as padrões estruturais do animal, do contrário pode causar problemas como ferimentos e uma série de desconfortos.

O primeiro passo para selar um cavalo é colocando a manta, que deve ter seu tamanho equivalente ao tamanho da aba da sela. A distância entre ambos deve ser de apenas um dedo, na parte dianteira e traseira. A parte da manta que se encaixa na cernelha tem que estar levantada para evitar uma possível assadura no cavalo.

colocando sela no cavalo
Os acessórios para selar o cavalo precisam ter o tamanho proporcional ao animal.

Em seguida é recomendável utilizar um protetor para os rins, se for do tipo gel é ainda mais eficiente, mas não precisa ser em excesso, pois diminui o contato entre o animal e o montador. Logo se coloca a barrigueira, acessório essencial para montagem e que precisa estar apertado adequadamente de maneira que não chegue a prender demasiadamente o corpo do cavalo. O ideal é que a sela fique firme, sem machucar o barriga.

Depois se utiliza o loro, outro acessório que precisa ter o tamanho adequado, ou seja, seu comprimento tem que ter o mesmo da perna do cavaleiro. Em relação ao estribo, este deve se adaptar ao pé do cavaleiro, para prevenir que aconteça do pé passar inteiramente por dentro do estribo, portanto existe uma centena de tamanhos e modelos.

Os últimos acessórios fundamentais são o peitoral ajustado confortavelmente, com espaço de uma mão entre o mesmo e o cavalo, não sendo tão apertado. Já a cabeçada deve ter o tamanho certo, evitando assim que fique batendo na cabeça do animal. A focinheira pode ter até um dedo de folga, para não apertar e deixar o cavalo mais confortável.

Segue o vídeo com outros detalhes para selar o cavalo adequadamente, confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.