Como saber se o diploma é reconhecido pelo MEC

Todas as instituições de educação, sejam elas voltadas para níveis técnicos ou superiores, devem ser credenciadas ao MEC (Ministério da Educação) para que funcionem de acordo com a lei. Outro ponto a se destacar nesse processo, é que todos os cursos devem conter sua autorização singular para ser ministrado nas escolas, faculdades e universidades.

Porém, nem todas as instituições obedecem os critérios exigidos e funcionam sem o reconhecimento do MEC, procedimento que vem gerando muitas dores de cabeça para estudantes desatentos, que não pesquisam sobre esse cadastramento e acabam tendo seus diplomas invalidados ao término do curso, sendo direito a recursos.

Para evitar esses transtornos, antes de escolher o local em que irá estudar, observe a influência dessa instituição no mercado, sua qualidade de ensino, se é realmente cadastrada pelo MEC e veja as notas atribuídas aos seus cursos, pois quanto mais altas, mais credibilidade de ensino aprendizagem possui.

Critérios de aprovação

Como saber se o diploma é reconhecido pelo MEC
Livro aberto com óculos e marca texto sobre suas páginas.
(Foto: Reprodução)

Todos os cursos, para serem aprovados e reconhecidos pelo MEC, deverão possuir um conceito regular (CR), bom (CB) ou muito bom (CMB).

Métodos de consulta

» Cursos de graduação e pós-graduação;
» Cursos técnicos.

Outros meios de consulta:

» Peça para a instituição de ensino, um catálogo que contenha informações sobre as ofertas de cursos. Neles são encontradas todas as descrições de autorização, reconhecimento, matrículas, mensalidade e avaliações;

» Verifique sempre a documentação que comprove a validade do curso e da instituição, pois eles podem ser falsos.

Em casos de instituições regulares

Se você está ingressado em uma rede de ensino que não seja credenciada pelo MEC, procure a Justiça para solicitar os seus direitos, pois a mesma está em funcionamento irregular e não fornecerá um diploma válido.

Mais informações

» Central de atendimento: 0800 616 161.
» Núcleo de Informações do Ensino Superior: (061) 3410-9770.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.