Como saber se esta aprovado no Enem

O Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio ) é o principal mecanismo avaliativo usado pelo mistério da educação que acompanha  nível de conhecimentos dos estudantes  que estão terminando ou já concluíram o ensino médio. Para os alunos a avaliação é igualmente importante, é o caminho mais fácil até a graduação, ao lado do ProUni e SISU o Enem é aceito em  varias IES tanto públicas, quanto privada,  com peso de vestibular, tornando mais democrático o ingresso no nível superior.

Enem
O Enem deixa as chaces de ingresso no nível superior mais justas e democráticas

Antes de conferir sua nota saiba que o Enem 2012 sofreu algumas alterações no que tange os critérios avaliativos, segundo o Inep, órgão responsável pela aplicação da prova, o número mínimo de linhas redigidas para a redação caiu de 10 para 8, no entanto, não foi tolerado mais transcrições do enunciado e textos de apoio no constructo do candidato. Outra mudança importante foi o sistema de correção TRI ( Teoria de Resposta ao Item), com isso não é levado em consideração  apenas o acerto da questão mais o nível de dificuldade que ela implica.

Para consultar a nota do Enem é muito fácil, entre no portal do Ministério da Educação em seguida clique  o ícone que representa o Enem, você será redirecionado para a página de consulta do exame. Existem duas formas de checar seu desempenho, no primeiro é requerida as seguintes informações: ano da prova, CPF e senha. No segundo, envie o Nº de inscrição e Senha. Caso tenha tenha perdido a senha procure a opção ” recuperar senha”.

Para conseguir descobrir sua nota total antes é preciso fazer um calculo simples, seu desempenho a princípio viram divididas em cinco, cada uma representando uma das competências ao qual abarca o Exame. Some todos elas e em seguida divida por cinco, o quociente obtido é a sua média. Uma nota satisfatória encontra-se maior que 500 já pode tentar se inscrever em algum projeto, já que o seu balanço geral foi positivo.

Com a nota do Enem em mãos você pode receber o certificado de conclusão do ensino médio, inscrever-se no Sisu e no ProUni, tentar uma bolsa pelo FIES e ainda entrar para o programa Ciência sem Fronteiras. Escolha a opção na qual suas expectativas futuras melhor se encaixa, e não perca tempo em garantir sua vaga e legitimar o seu feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.