Como e quando surgiu o dinheiro

O dinheiro é um mecanismo de troca, utilizado para a obtenção de bens cujo valor atribuído seja semelhante ao representado pela moeda. O que nós interessa aqui é o valor, estabelecido pela lei da oferta e procura, quando há pouca procura do produto e a oferta é grande, os preço abaixam e vice-versa, mas, não é só isso, os jogos de mercado são bem mais complexos, envolvendo a situação econômica do país, inflação, deflação, tributação, entre outras coisas. O valor portanto, parte do campo da subjetividade do imaginário popular, e a importância, interesse e necessidade, que atribuímos ao produto ou  serviço, transforma-se em algo prático, o preço, na atualidade calculado em dinheiro.

dinheiro
O dinheiro é um canal de escambo convencional que permite dar um preço ao valor dos bens

Alguns bens de consumo tem preços relativamente estáveis, isso por que,  são produtos de necessidade imediata comuns  a grande parte da população, na mesma proporção existem bens cujo o preço descompassa do valor. Por isso, a vida de grande parte das pessoas direcionam todos seus esforços na busca de mais dinheiro, alienados do verdadeiro papel da moeda, que é apenas uma intermediário convencional para se trocar coisas.  Esse tipo de pensamento reforçado ainda mais pela mídia estimula o consumismo desenfreado, e torna translúcido os verdadeiros valor das coisas.

Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do dinheiro podemos dizer que foi quando as pessoas se caçaram do escambo. Ainda na pré-história (sem data precisa) em meados da revolução agrícola o homem começa a estocar alimentos,  com isso, algumas mercadorias começam a ter valor de moedas, servindo como base para as trocas.

Podemos ver como diferentes produtos serviram de moedas, no império romano, por exemplo, o sal era utilizado para pagar os soldados advém dai o “salário” que conhecemos hoje. O maior problema da aplicação desses bens como moeda estava na flutuação dos valores e na dificuldade da acumulação.

Com o avanço da fundição de metais na humanidade o preço das coisas foi aos poucos se associando a estes, até que em meados do século VII a.C aparece com os gregos o ancestral do dinheiro, utensílios geralmente feitos de prata, mas, que em algumas localizadas também tinha detalhes em ouro, essa prática foi sendo adaptada por diversas civilizações e sobrevive até hoje em alguns locais do mundo.

Depois disso chega a vez do papel moeda, com cerne na idade média era uma espécie de comprovante de uma quantia de ouro que fica em posse de ourives do período. Aos poucos foi evoluindo e hoje cada país tem tem suas moedas oficiais e  bancos encarregados de emiti-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.