Como recuperar fotos excluidas do Facebook

O Facebook recebe milhões de arquivos por dia que ficam armazenados em seus servidores. O controle desses arquivos nem sempre é efetivo e alguns podem conseguir explorar essa vulnerabilidade. Em 2009 o Facebook passou por um escândalo pois investigadores descobriram que as fotos apagadas não eram realmente excluídas, o fato permaneceu até 2012 quando o Facebook admitiu que as fotos teriam que ser mantidas pelo tempo de uma semana, no minimo, em seus servidores.

recuperando fotos excluídas no Facebook
Como recuperar fotos excluídas dos Facebook
(foto: reprodução)

Existem duas forma práticas para recuperar uma foto excluída do Facebook, pelo Cache do seu navegador ou pela notificação que o Facebook faz há um amigo.

Recuperando pelo Cache

O Cache de um navegador funciona como um local onde os arquivos são guardados temporariamente para facilitar a navegação, ou seja, ele salva o arquivo com um foto para que da próxima vez que você acessa-la, ela carregue bem mais rápido. se você excluiu a foto há muito tempo  ou acessou no modo privado, esse método não será útil.

Mozila Firefox: você pode optar por seguir esse caminho nas pastas “Dico local no qual se encontra o programa >Documentos and Settings > Usuário > Configurações Locais > Dados de Aplicativos > Mozzila > Firefox > Profiles > H9bp2sgf.default > Cache” ou simplesmente digitando “About : Cache” na barra de endereços do navegador.

Google Chrome: a pasta de Cache do Chrome fica oculto, portanto primeiro é preciso acessar o Painel de Controle e em Opções de Pastas, ativar opções de mostrar as pastas ocultas, depois basta seguir o caminho “Dico local no qual se encontra o programa > AppData > Local > Google > Chrome > Dados de usuário > Default > Cache”.

Recuperando pelo Facebook

Para recuperar diretamente pelo Facebook, é preciso que algum amigo seu tenha recebido a notificação da foto na hora em que ela foi postada. Se houver a notificação basta clicar nela com o botão direito do mouse e ir na opções “inspecionar elemento” lá irá existir um link da imagem que ficará disponível por um tempo. Essa imagem estará pequena pois ela corresponde a imagem da notificação, para aumentar a resolução da imagem altere a letra “s” que fica antes da extensão “.jpg” para “a” ou para “n” ou “b” para ver a imagem no tamanho original (essas ultimas desaparecem rapidamente), se for uma fan page colocando a letra “n” ela fica disponível por tempo indeterminado.

É preciso lembrar que a notificação deve estar lá, caso a pessoa tenha ficado offline na hora da postagem ela não receberá a notificação, esse é um truque passageiro, caso a foto tenha sido excluída a mais de uma semana é possível que não seja mais possível recupera-la

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.