Como pentear pelo de cachorro

Cuidar de um cachorro pode ser uma tarefa simples, mas existem muitos detalhes dentro desses cuidados que fazem a maior diferença. Em cada ação feita relacionada a alimentação, atenção, a disciplina bem como toda a higiene, deve seguir alguns processos fundamentais para o bem estar e saúde do animal. Cães são os animais de estimação mais apreciados por quem gosta de bichos, justamente porque eles recebem bem todos os cuidados que lhe são proporcionados.

Em questão de higiene, cada tipo de cachorro tem suas particularidades, porém, manter um cãozinho limpo e bonito é imprescindível. Lembrando que o banho não se faz necessário com tanta frequência, somente se o animal estiver muito sujo e com odores. Mas esse hábito deve ser imposto ao cão ainda jovem, porque assim ele se acostuma com a limpeza todas as vezes que for realizada.

Banho canino
O cão fica mais limpo após o banho, se for escovado regularmente.

O banho deve ser feito com água morna, utilizando produtos adequados para não agredir a pele, pelos, olhos e ouvidos do animal. Antes do banho, principalmente no caso de raças de cachorro que possuam muita pelagem, é importante fazer a escovação antes do banho, pois se houver embaraços e/ou nós, o pelo fica ainda mais embaraçado se for molhado. Por isso devem ser removidos antecipadamente.

A escovação correta é capaz de não só os embaraços, como também retira os pelos mortos, e todo tipo de sujeira e parasitas que possam estar presentes. Além disso, acaba espalhando a oleosidade natural da pele, fazendo com a pelagem do cão fique mais brilhosa. Esse processo de escovação é considerado como um momento mais afetivo entre o animal e o seu dono, pois o mesmo sente-se bem por estar sendo cuidado e recebendo atenção.

Escovando pelagem do cachorro.
Cães de pelo curto devem ser escovados a cada semana e os cães de pelagem longa ou pesada todos os dias.

A forma correta de pentear a pelagem do cachorro é verticalmente, ou seja de cima para baixo. Segue-se o sentido para baixo, sempre que for escovara a área do pescoço, das costas e da barriga, a calda também é penteada dessa forma. As orelhas devem ser colocada sobre a palma da mão e em seguida escovada suavemente com o movimento ainda vertical. Nunca levante as patas do animal ao escovar essa região, o ideal é a pessoa ficar na altura cão de pé.

O tipo de escova utilizado também influencia no resultado da escovação. Para raças de pelagem grossa e longa, utiliza-se escova de cerdas de borracha, capaz de prevenir ao surgimento de nós. Já a escova de cerdas naturais é ideal para cães de pelo curto. Pelos longos porém lisos e sedosos, o mais recomendável é usar uma escova de pinos de aço, pois não agridem a estrutura da pelagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.