Como organizar uma peça teatral do presépio

Uma peça teatral do presépio é algo tradicional na época do natal, muito realizado em instituições educacionais onde as crianças são estimuladas a conhecer a história do natal e demonstrarem suas competências na realização da peça. Para encenar o dia do nascimento de cristo será necessário boa organização, paciência e disponibilidade.

como organizar uma peça de presépio
Presépio

A peça

A primeira coisa a fazer é selecionar a peça, será mesmo até possível criar uma desde que não fuja muito do assunto principal que é o nascimento de Cristo. A trama pode girar em torno da história da revelação do anjo a José sobre o filho de Deus até o nascimento do menino Jesus. Também é preciso fazer a passagem dos três reis magos que visitaram o recém-nascido no estaleiro e os pastores que foram chamados pelo anjo.

Personagens

Uma das grandes questões fica por conta das personagens. Caso esteja trabalhando com crianças, é comum que nenhuma queira ficar de fora. Para isso será preciso complementar a peça com mais personagens, nestas horas vale a imaginação. Uma criança pode, por exemplo, ser a estrela que guiou os três reis magos e algumas ainda podem atuar como anjos ou até mesmo os animais presentes no presépio.

Cenário e figurino

Outro ponto importante mas relativamente simples é trabalhar o cenário e o figurino. Para algumas peças mais completas será necessário utilizar três cenários: a cidade de Belém, a corte do rei Herodes e o estaleiro onde Jesus nasceu. O figurino tem que retratar a vestimenta da época, não é necessário muita custura, apenas algumas mantas e tecidos para cobrir o corpo e a cabeça. Detalhes que não precisam estar prontos para os ensaios, mas com tudo isso certamente a peça será um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.