Como não ficar com sono no trabalho

Um das maiores características da nossa sociedade e a constante corrida contra o relógio, este mecanismo que aliás foi criado para calcular o tempo cronológico uma medida que  calcula a duração das ocorrências, na verdade de forma subjetiva já que tudo isso é uma invenção humana que foi adota pela maioria das sociedades. Mas apesar disso sabemos bem reconhecer o tempo, é aquilo que nunca temos.

sono
O sono no trabalho pode diminuir o seu rendimento, aumentar os riscos e erros e até de acidentes

Atualmente a velocidade em que as coisas acontecem é muito grande, o que gera coisas de mais para se fazer, trabalho, estudo, lazer, queremos que tudo isso caiba dentro de 24 horas, e o problema é que geralmente não cabe, pois, nosso corpo tem necessidades básicas para manter se firme no dia-a-dia, um deles é o descanso. A cada dia que passa retiramos um pouquinho mais do tempo reservado ao sono, segundo especialista todos nós devemos dormir no mínimo 8 horas diárias para conseguir e recuperar e desenvolver plenamente nossas funções psíquicas e físicas, mas isso dificilmente acontece, e o resultado do mal hábito se reflete no período de vigília, principalmente quando estamos trabalhando.

Então, a primeira dica para não sentir sono durante o trabalho é, ter boas noites de sono, mesmo que seu trabalho seja monótomo e maçante a sonolência não ira invadi-lo e seu corpo estiver bem firme e bem recuperado. Algumas medidas podem ajudar em um sono mais trânquilo, deite mais cedo, e evite atividades físicas e mentais estimulantes próximas da hora de dormir e  faça uma refeição leve no período noturno.

De manhã uma boa xícara de café pode ajudar a despertar, o café possui propriedades estimulantes que aceleram o metabolismo e ajuda a ficar bem ligado, existem outros energéticos, contudo, não é bom fazer uso prolongado desses para não correr risco do seu corpo tornar-se dependente dessas substâncias, o que gera a longo prazo consequências negativas à saúde.

Outra fase do dia que frequentemente o sono aparece é logo depois do almoço, um processo comum a quase todas as pessoas e que as vezes pode atrapalha o na concentração. Acabar com esse é um pouco mais complicado para alguns trabalhadores devido a logística e falta de local, o ideal séria que todos cochilassem por 15 minutos, isso ajudaria na digestão e também afastaria a soneira.

Evite trabalhar com sono, isso pode aumentar os ricos de erros e acidentes, se todas as medidas acima adotadas não resolver o seu problema procure um médico, alguns problemas, como obesidade, hipersonolência idiopática e apneia, que prejudicam o sono, podem ser tratados e seu bem estar aumentado. Embora não pareça, essa questão é séria, por isso, seja prudente e trate-a como tal, veja os reflexos benévolos disso em toda sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.