Como marcar uma consulta pelo SUS em Goiânia

Criado no ano de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil se tornou via de acesso gratuito à saúde como direito de todo cidadão. Sua implantação serviu para unificar o sistema, quando a saúde era de responsabilidade dos ministérios, de maneira descentralizada. Passando a ser administrada somente pelos Estados e municípios, pode ter sua gestão mais organizada, deixando de ser exclusiva do Poder Executivo Federal.

Com a implantação do SUS, cerca de 6,1 mil hospitais estão credenciados, com mais 45 mil unidades de atenção primária e mais de 30 mil equipes de Saúde da Família (ESF). São realizados milhares de procedimentos anuais, tanto ambulatoriais, quanto transplantes, cirurgias cardíacas, internações e até mesmo os procedimentos de quimioterapia e radioterapia. A extensão é concedida em todas as regiões do país, desde o sul ao nordeste.

consulta SUS
A consulta pode ser marcada nos postos de saúde, mas por telefone é mais prático.

Em Goiânia, capital do estado de Goiás, o atendimento pelo SUS não é diferente. Para que o mesmo seja realizado, estão disponíveis município cinco tipos de Unidades de Saúde – Cais, Ciams, Centro Centros de Saúde e UABSF. Cada atendimento é feito de acordo com o perfil e necessidade do paciente, uma vez que em cada uma dessas unidades os serviços são específicos, por isso são divididas em áreas de atuação.

Os residentes de Goiânia, podem requerer o serviço através da central de marcação, o Teleconsulta. A Ligação é gratuita no seguinte número: 0800-646-1560. Após o primeiro atendimento em uma das unidades, o paciente poderá ser encaminhado pelo médico para um especialista, se for necessário. Em algumas unidades não há médicos de determinadas especialidades, no entanto, o encaminhamento é feito para outra Unidade de Saúde, que disponha do atendimento específico.

O usuário precisa se atentar quanto ao horário de atendimento do Teleconsulta, que é feito de 07 às 19 horas, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Após a primeira consulta, o paciente se necessário será deslocado para unidade estadual ou da rede conveniada, com a disponibilidade previamente agendada para que seja feito o atendimento corretamente. Maiores informações podem ser conferidos no site da prefeitura de Goiânia – http://www.saude.goiania.go.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.