Como investir no tesouro direto caixa

O Tesouro direto foi uma forma do governo conseguir pagar dívidas com investimentos e funciona da seguinte forma, o investidor do tesouro direto com um título, ou seja, uma dívida do governo, seja ele Federal, Estadual ou municipal, é comprado e pago pelo governo em um prazo que é estabelecido no ato da compra com uma porcentagem de juros, desta  forma o comprador do título acaba lucrando.

O tesouro direto oferece títulos para investidores
Tesouro Direto (foto: divulgação)

Essa forma de investimento acabou surpreendendo no último ano, alguns títulos chegaram a subir até 40% referente ao seu valor original. A grande vantagem é que os títulos podem ser comprados por valores acessíveis. Os títulos são vendos por uma valor aproximado de R$ 100.00 dependendo do dia da compra até o limite máximo de R$ 400.000,00. Os compradores dos títulos ainda podem optar por vender seus títulos à outros investidores toda Quarta-feira à partir das 9:00 horas sem nenhum limite de valor, desde que estes forem títulos adquiridos do Tesouro Nacional.

Antes de sair investindo, é preciso entender que também existem riscos que acompanham o investimento e um deles é o imposto de renda. O mesmo também retira sua parte desse tipo de investimento e a porcentagem aumenta para investimentos a curto prazo que podem chegar  a 22,5 % enquanto o menor, investimento há longo prazo, que pode ficar entorno dos 15%. Além de tudo isso é preciso estar vinculado à uma corretora para comprar os títulos e estas cobram uma taxa que vária de 0,5% a 5%.

Para quem se interessou pela ideia e pretende comprar títulos do governo, basta se registrar através deste link, www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto, mas é preciso lembrar que taxas são cobradas sobre esses títulos. Atualmente a taxa está entre 0,1% a 0,4% e a taxa sobre à operação em 0,3% é a taxa da custodia da caixa sobre o titulo anual.  É preciso está atento quando for efetuar a  compra e venda dos títulos, pois os valores são voláteis e podem causar prejuízo.

Observação: Os valores mostrados neste artigo informativo podem variar de acordo com o comportamento da economia, tanto interno quanto externo. Tais porcentagens são apenas representações e podem ser, significativamente, alteradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.