Como fazer massagem cardíaca?

Se você já viu ou ouviu falar em primeiros socorros, já se deparou com a chamada massagem cardíaca. A grande função dessa massagem é garantir que o sangue do indivíduo continue a levar oxigênio para os órgãos vitais do corpo, usada principalmente quando ocorre uma parada cardiovascular.

A técnica surgiu em meados dos anos 60 e passou por diversas modificações. Em primeira instância, foi incluída a respiração boca-boca como manobra para manter uma vítima viva, com intervalos de 5 massagens cardíacas para 2 respirações boca-boca.

Depois de alguns estudos, fora notado que a maior importância da massagem estava no aumento do ritmo de 15 massagens para 2 respirações boca-boca.

Entenda como são realizadas as compressões cardíacas.
Compressões cardíacas.
Créditos da imagem: www.bombeirospraia.com

Atualmente esse conceito já foi reavaliado novamente e apesar de alguns considerarem a respiração boca-boca desnecessária, o recomendado é que façam 30 compressões cardíacas para cada 2 respirações boca-boca.

Para identificar se a massagem foi efetiva, basta observar a vítima, se ela esboçar alguma reação significa que o coração está ativo.

Como proceder?

 O primeiro passo é deitá-la sobre uma superfície plana e dura, virada para cima.

 Peça para alguém no local ligar para a emergência (192).

 Estenda os braços da vítima e com uma mão sobrepondo a outra, posicione suas mãos sobre a parte mais centralizada no peito.

 Com o próprio peso do corpo pressione o peito, lembrando que é importante deixá-lo de volta a posição original antes de aplicar o impulso novamente.

As manobras de ressuscitação podem levar até 4 horas se feitas por profissionais dedicados, caso haja mais de uma pessoa no local, tente fazer o revezamento a cada 2 minutos.

Lembre-se sempre de manter o ritmo de 30 massagens para 2 respirações boca-boca até a chegada do resgate.

Aplicando em crianças e bebês

Em crianças deve ser feita apenas com uma mão, seguindo um ritmo um pouco mais rápido, os intervalos ainda serão de 30 massagens para 2 respirações. Lembrando que esse tipo de massagem é própria para crianças de até 10 anos.

Já em bebês precisa ser realizada de forma mais delicada, utilizando apenas 2 dedos no mesmo local, também em ritmo acelerado. Em todos os casos, procure sempre deixar a cabeça posicionada para cima, facilitando assim a entrada de ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.