Como endossar um cheque nominal e cruzado

O cheque é uma forma de pagamento que já foi muito utilizada por pessoas físicas e hoje se concentra principalmente para pagamentos de funcionários em empresas. Basicamente é emitido um documento que aparenta ser uma espécie de recibo onde é colocado o valor do pagamento e a assinatura da pessoa, assim qualquer um que queira pode ir ao banco e retirar o dinheiro da conta do pagante.

endossando cheque nominal
O cheque é uma forma de pagamento que já foi muito utilizada por pessoas físicas e hoje se concentra principalmente para pagamentos de funcionários em empresas (foto:reprodução)

Existem variações de pagamento do cheque, com o tempo essas e outras formas de pagamento foram aperfeiçoadas para evitar falsificamentos e problemas relacionados ao pagamento de cheque. Uma delas foi o cheque nominal, no qual com o pagamento do cheque nominal a pessoa, além de colocar a assinatura e o valor do pagamento, também adiciona o nome de quem pode receber o cheque, assim ela poderá resgatar o cheque.

Endossando o cheque nominal

O endosso nada mais é do que passar para outra pessoa o seu direito sobre o cheque, portanto o pagamento que antes ficaria destinado a certa pessoa, fica destinado à pessoa endossada. Para endossar o cheque nominal é preciso saber o procedimento correto, veja abaixo.

1) Se você recebeu um cheque nominal e ele precisa ser endossado a pessoa ou empresa, deve entrar em contato com o nominal e este deve assinar atrás do cheque e colocar o carimbo da empresa, RG e CNPJ caso seja uma empresa.

2) Se dirija a agência bancaria do cheque para retirar o valor, lembre-se de verificar a data do cheque pois se ele tiver mais de seis meses ele será prescrito e perde o seu valor.

3) Cheques que são pré-datados não são aceitos oficialmente como pré-datado pelo banco, portanto mesmo que ele seja pré-datado a pessoa pode ir a qualquer momento retirar o valor. O ato de pré-datar um cheque é apenas um acordo entre quem está pagando e quem vai receber, por isso se for endossar um cheque pré-datado lembre-se de alertar sobre a data.

obs: Pode ocorrer do cheque vim cruzado, isso só quer dizer que o cheque apenas pode ser depositado em conta no banco e não retirado diretamente do caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.