Como e onde surgiu o Basquetebol

O Basquete é um esporte muito comum e popular nos Estados Unidos, onde conquistou muitos adeptos graças a sua originalidade e diferenciação dos demais esportes em destaque na época.

O esporte surgiu pela idealização do professor canadense de educação física James Naismith, que residia em Springfield e lecionava na Associação Cristã de Moços de Springfield, nos Estados Unidos. O conceito geral foi idealizado pela vontade dos alunos de praticarem um esporte em ambiente fechado para não ficarem a mercê de um ambiente frio fora dos estabelecimentos.

 James então idealizou todo o esquema de cestas e pontos em 1891 e um ano depois, aconteceu o primeiro jogo de basquete documentado onde participaram o time de alunos e o time de professores da associação. Os esporte era praticado apenas internamente na associação mas logo chamou atenção das pessoas que o assistiam.

As proporções dos adeptos chamou atenção das demais associações esportivas do país e logo o esporte se espalhou para as universidades. E 1894 uma empresa montou a primeira linha de fabricação das bolas específicas de basquete, que até então eram bolas de futebol. Dessa forma, o esporte toma proporções industriais e ainda maiores no país.

O basquete é muito popular nos Estados Unidos.
O basquete é muito popular nos Estados Unidos.

O Basquete acabou por se espalhar por outros países pelo mundo a partir do século XX e fez um sucesso considerável em vários países. A popularidade foi suficiente para que este ganhasse espaço nas competições olímpicas onde todos os países podem  competir entre si. Apesar disso, os esquemas culturais e valorização do basquete  ainda encontra-se concentrado somente nos Estados Unidos.

Os demais países participantes preferem seus esportes mais apreciados. No Brasil, apesar da força que o basquete tem ganhado nos últimos anos, o Vôlei e o Futebol ainda são esportes consagrados e insubstituíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.