Como é feita a cirurgia de catarata

O cristalino atua como a lente de uma câmera, enfoca a luz conforme ela vai trespassando para dentro do olho. O cristalino tem a aparência permanente até que o indivíduo atinja os 45 anos de idade, momento em que pode começar a sofrer algumas alterações. Isso porque chegando na velhice, as suas proteínas começam a se degenerar, fazendo com que a tonalidade vá ficando opaca. Esse distúrbio é o que chamamos de catarata.

Não existe uma causa específica que indique os motivos que a catarata acomete o indivíduo, mas alguns fatores ajudam nesse processo, tal como a diabetes, inflamações e lesões no olho, o histórico familiar, o uso de corticoides e alguns outros medicamentos, a exposição excessiva a radiação, aos raios UV e o fumo.

Mesmo sendo uma doença que vai aumentando lentamente, gradativamente, a catarata não apresenta nenhuma dor ao indivíduo, mas sim a perda da visão. Por isso, o principal método de tratamento realizado pelos médicos é a cirurgia.

Processo cirúrgico

Processos cirúrgicos realizados para o tratamento da catarata.
Olho com catarata.
(Foto: Reprodução)

A cirurgia da catarata trata-se de um procedimento simples, que dura entre 15 à 40 minutos, onde o cirurgião retira o cristalino que está sofrendo alterações e coloca em seu lugar uma lente intraocular artificial (LIO). Normalmente, os pacientes sentem pouca ou nenhuma dor durante o processo, podendo vir a realizar atividades regulares no dia seguinte.

Nesse processo, o cirurgião irá fazer uma pequena incisão na córnea do olho afetado (ou próximo á ela), onde é inserido um pequeno instrumento de forma bastante delicada para a remoção do cristalino. Assim que ele for retirado, a LIO será encaixada em seu local pela mesma incisão.

 É possível saber de forma geral como a cirurgia é realizada, mas ela pode ser feita detalhadamente por duas maneiras, veja:

» Cirurgia intraescapular: esse é o método mais antigo para a remoção do cristalino turvo, sendo um dos mais realizados nos EUA. Essa prática é necessária em casos onde a LIO é muito densa ou rígida. Devido a isso, a incisão se faz um pouco maior, precisando de pontos e mais tempo de recuperação para a cicatrização do olho. Os indivíduos que optam por esse procedimento tem a visão melhorada entre 20% à 40%.

» Facoemulsificação: trata-se de um método com procedimentos mais avançados e eficazes. A incisão possui apenas 0,3 centímetros ou menos, fazendo com que os indivíduos não necessitem levar pontos e o olho cicatrize rapidamente. Estima-se que 97% dos pacientes que realizam esse processo cirúrgico não apresentam nenhum tipo de complicação posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.