Como cuidar da discopatia degenerativa incipiente

É denominado como discopatia degenerativa incipiente as dores que se manifestam no início da coluna, devido as rupturas ou desgastes que acometem dos discos (“amortecedores” que ficam entre as vértebras da coluna) com o decorrer da vida. Essa condição se dá de forma progressiva, sendo muito preocupante, mas não chega a ser classificada como degenerativa.

Esse distúrbio não é caracterizado como uma doença, mas sim como uma manifestação natural do corpo, que chega de acordo com a idade, com o envelhecimento do indivíduo. Com isso, podemos observar que ela se dá com mais frequência em idosos. As pessoas possuem má postura e que tem uma rotina desgastante, também costumam ser acometidas pela discopatia degenerativa.

Discopatia degenerativa incipiente: causas, sintomas, tratamento e prevenção.
Dores na coluna.
(Créditos da foto: https://www.fcnoticias.com.br/)

Causas

Pesquisas mostram que os principais motivos que ocasionam esse transtorno são os deslocamentos e os desgastes do disco vertebral. Alguns fatores de risco também ajudam nesse processo, como estilo de vida, má postura, sedentarismo, repetição de movimentos, estresse, angústia, ficar muito tempo na mesma posição, etc.

Sintomas

Nem todas as pessoas que possuem a discopatia apresentam sintomas, mas quando eles se manifestam, costumam provocar dores em toda a coluna, cansaço nas pernas, rigidez no corpo, desconforto ao levantar, sentar, deitar, mudar de posição, etc.

Diagnóstico

A análise clínica sobre o quadro do paciente se dá através da observação clínica, histórico familiar, exames físicos e de imagem. Após a constatação do grau em que o distúrbio se encontra o tratamento será ministrado.

Tratamento

Os métodos utilizados para conter e tratar a discopatia degenerativa incipiente variam entre uso de medicamentos, trabalho humanizado, terapia mecânica ou cirurgias, variando de acordo com as necessidades do indivíduo.

Prevenção

» Melhore sua postura;
» Faça alongamentos diários para relaxar a musculatura;
» Evite ficar muito tempo na mesma posição;
» Pratique exercícios físicos regularmente;
» Se alimente corretamente;
» Levante, abaixe, sente e deite com uma postura adequada;
» Controle o peso;
» Não use bolsas, mochilas e malas que sobrecarreguem a coluna;
» Mantenha uma vida com hábitos saudáveis;

Aviso

Os dados informados acima são de inteiro uso de pesquisas e estudos. Para maiores informações, busque orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.