Como aproveitar cascas de frutas

Quem diria que as cascas e talos de algumas frutas pudessem promover benefícios para a saúde e para a estética corporal? Essa novidade vem alegrando muitas donas de casa, que estão abandonando o hábito de desperdícios em prol da própria saúde.

Nutricionistas e esteticistas revelam que essas particularidades dos alimentos possuem, por vezes, muito mais nutrientes que as próprias frutas, além de apresentarem características excepcionais de manipulação que ajudam nas atividades do dia-a-dia, por isso o seu uso é tão vantajoso em várias áreas.

Confira a seguir algumas formas de como manejar esse reaproveitamento, se conscientize e mãos a obra!

Alimentação

Grande parte das cascas e talos possuem componentes completamente favoráveis para consumo, podendo ser ministrados na composição de sucos, saladas, sopas, bolos, pastas, doces, farofas, caldas e outras deliciosas receitas.

Como aproveitar cascas de frutas
A casca de banana promove vários benefícios para a pele, como a sua esfoliação.
(Foto: Reprodução)

Dica: Receitas deliciosas podem ser encontradas em livros e sites de culinária. Aproveite, pois grande parte delas são extremamente saudáveis, contendo ricas fontes de vitaminas, fibras, ferro, cálcio, fósforo e pectina.

Limpeza

As cascas de limão e de outros frutos cítricos ajudam a remover a tonalidade escura e a gordura das panelas (e de outros utensílios de cozinha). Essa ação de limpeza profunda é bastante parecida com a de detergentes e outras substâncias. Vale a pena conferir.

Curiosidade: Todas as frutas cítricas conseguem ajudar a espantar os mosquitos do ambiente. Espalhe pedaços das suas cascas em recipientes pela casca e faça o teste ao invés de usar os aparelhos eletrônicos que promovem a mesma finalidade.

Cuidados com a beleza

» Coloque a casca de banana nos seus produtos esfoliantes, sua estrutura ajuda na remoção das células mortas da pele.

» Retire a poupa da casca do abacate e passe na pele, isso irá auxiliar na hidratação da derme, deixando-a mais macia e bem cuidada.

» Passe o sumo das cascas da batata ou sua parte úmida na face. Além de diminuir a manifestação da acne, ainda irá reduzir o inchaço ao redor dos olhos e diminuir a oleosidade da pele.

Aviso importante!

É bom que antes de usar essas partículas dos alimentos, todas sejam bem higienizadas, elas costumam apresentar a presença de alguns agrotóxicos e micro-organismos em sua superfície, o que pode gerar intoxicações alimentares e outros problemas para a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.