Caspa em cachorro tratamento

O mesmo mal que atinge milhares de pessoas também afeta o melhor amigo do homem.  A caspa é um problema que ocorre quando a pele fica ressecada, as células mortas são frequentemente substituídas e estas prevalecem entre os pelos com a aparência embranquecida. Estas  células mortas são as caspas, mais frequentes no pescoço, cabeça e nádegas do animal. Mas podem ser facilmente tratado e não causa nenhuma grande complicação.

caspa em cachorro
O motivo do surgimento da caspa no cachorro são diversos, mas a prevenção e o tratamento deste mal também são muitos. (foto: reprodução)

Causas da caspa

Os motivos do aparecimento da caspa no cachorro podem ser diversos, como higiene inadequada, alimentação insuficiente, falta de exercícios físicos com o animal, a não escovação do pelo, etc.  Esses são alguns dos motivos do surgimento da caspa, algumas vezes até mesmo a falta de oleosidade combinado com a umidade baixa do ar e tempo seco podem provocar a caspa.

Tratamento

 Passar um pouco de azeite pode resolver o problema, mas o mais indicado é comprar shampoos feitos para isso. Não é indicado usar shampoo de humanos para tratar a caspa do animal, esse tipo de shampoo pode ser muito agressivo à pele do cachorro. O correto  é comprar um shampoo próprio para cachorros, os shampoos mais indicados são os com ácido salicílico que resolvem o problema.

Prevenção

Para prevenir o seu animal de ter caspa, é indicado a prática de exercícios físicos diários com o cachorro. Verificar se a alimentação do seu animal é adequado, é bom optar pela ração de alta qualidade, dar banhos regulares no animal, refresca-lo quando a umidade estiver baixa, se possível usar algum hidratante para manter a pele do animal sempre em boas condições, mante-lo em um ambiente aberto e alegre, onde ele possa interagir com o ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.