Capacete de fibra de vidro é bom

A escolha de um capacete de qualidade pode ser a diferença entre morrer e viver, a importância do capacete é inquestionável, inclusive é lei no Brasil o uso de capacete para poder circular em motos ou motonetas de qualquer gênero.

Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias: I – utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores.

Art. 55. Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados: I – utilizando capacete de segurança;

Portanto, se algum condutor for pego circulando de moto sem o uso do capacete perderá imediatamente a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a moto será aprendida, tudo isso independente da pontuação na carteira. Mas acredito que você não é o tipo de pessoa que sai por ai se arriscando, pilotando sua moto sem capacete, colocando em risco a sua vida e podendo perder a CNH e a moto se for pego pela polícia. E, em se tratando de capacete, há vários modelos produzidos por meio de vários materiais, mas, o mais importante no hora da compra deste acessório  é verificar SEMPRE se ele contém o selo de aprovação do INMETRO e se o mesmo tem o tamanho ajustado para sua cabeça. A maioria dos capacetes são feitos de de plástico ABS, mas existem diversos de materiais que podem ser usados para fabricar o capacete.

capacete
Modelo do capacete fabricado a partir da fibra de vidro
(foto: reprodução)

Os mais caros são os de fibra de Carbono, o que pode acontecer é que várias vezes esses capacetes são de materiais combinados e essa combinação pode fazer a diferença. O de fibra de vidro sempre vem junto a outro material, seja o plástico ABS ou a fibra de carbono, no qual a sua resistência é inquestionável.

Quando o capacete é maior que a cabeça pode ocorrer que, durante o impacto, a cabeça se desloque e bata no próprio interior do capacete, por isso a importância do ajuste correto do capacete. A definição do tamanho pode ser medido pela circunferência da cabeça. Atualmente as empresas costumam vender nos seguintes tamanhos.

55/56 cm NÚMERO 55/56 ou S
57/58 cm NÚMERO 57/58 ou M
59/60 cm NÚMERO 59/60 ou L
61/62 cm NÚMERO 61/62 ou XL

Algumas medidas sempre devem ser verificadas, primeiro o capacete deve estar bem amarrado de forma que se movimente junto com a cabeça e não passe de um dedo em relação ao queixo. Você também deve verificar a audição, se é possível escutar com o capacete, caso ele esteja incomodando, é possível fazer ajustes amassando o isopor. A lei não define que a viseira deva ser sempre utilizada, mas cita que caso não use a viseira, deve usar uma proteção como óculos ou outro tipo para os olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.