Biomas em extinção no Brasil

O Brasil possui uma incrível biodiversidade em toda  sua extensão. É possível observar cerca de sete biomas, tais como Mata Atlântica,  Pantanal,  Pampas, Amazônia, Caatinga, Zona Costeira e Marinha e Cerrado. Todos são muito importantes para a conservação e a preservação da fauna e flora.  Além disso, ainda proporcionam diversos benefícios à vida humana.

Devido a grande degradação destes biomas, entre outros fatore, alguns deles biomas já estão em estado de alerta em relação a sua extinção. Havendo a extinção de um destes biomas, haverá um grande desequilíbrio ambiental. Com isso, medidas de preservação estão sendo abordadas nas comunidades que vivem nestes locais e em suas redondezas.

Várias ONG’s, empresas e colaboradores, vem realizando o trabalhado de conservação da fauna e flora brasileira, através de palestras, medidas socioeducativas, apreensões de animais que são contrabandeados e muitos devolvidos à natureza. E um dos assuntos que gera debates é as condições estipuladas do uso de bens naturais e dentre outros fatores.

Biomas em risco de extinção

Caatinga

Esse bioma ocupa cerca de 11% de todo o território nacional. Estima-se que mais de 80% da sua área já não existe mais. Grande parte do seu território vem sendo queimado e desmatado, fazendo com que espécies de plantas e animais sejam eliminadas do local. Somente 1% da sua área total é preservada atualmente, o que aumenta e muito o risco de sua extinção.

Caatinga (Foto: Reprodução)
Caatinga
(Foto: Reprodução)

Floresta Amazônica e Mata Atlântica

Nestes dois biomas são encontrados as florestas tropicais onde abrigam quase a metade de todas as espécies de flora e fauna no país. Mesmo sendo muito diversificadas, estes biomas são muito frágeis. Devido as explorações sem limites, elas estão desaparecendo em uma velocidade muito superior do que as práticas de reflorestamento e preservação.

Floresta Amazônica (Foto: Reprodução)
Floresta Amazônica
(Foto: Reprodução)
Mata Atlântica (Foto: Reprodução)
Mata Atlântica
(Foto: Reprodução)

Cerrado

O cerrado é considerado a segunda maior área de cobertura vegetal do Brasil, porém, é o bioma mais ameaçado de extinção de todo o país atualmente. Estima-se que dentro de 30 anos esse bioma pode não irá existir mais.

Cerrado (Foto: Reprodução)
Cerrado
(Foto: Reprodução)

Aviso

A utilização demasiada dos recursos naturais pelo homem é o principal fator de extinção da fauna e flora, que não se restringe ao Brasil. Além disso, estamos testemunhando tais consequências como o aquecimento global que está causando enormes transtornos em diversas regiões como chuvas em excesso e em outras áreas a escassez de água. Portanto, faça a sua parte.  Ajude a preservar a natureza, tenha consciência dos seus atos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.