Fc Noticias » Novidades » Benefícios e malefícios do óleo de girassol

Benefícios e malefícios do óleo de girassol

Da mesma forma que o óleo de girassol promove benefícios para saúde, pode acabar causando prejuízos irreparáveis. Confira no artigo, como esse produto natural pode se transformar em um inimigo para o organismo.

     

Vários tipos de óleo podem ser encontrados, cada qual possui propriedades que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Basicamente formados de ácidos graxos polinsaturados, os quais promovem o bem estar da saúde, está constituído de ômega-3 e ômega-6. Os óleos vegetais são extraídos das sementes oleaginosas como n o caso da soja, o milho, o gergelim, e o girassol.

O óleo de girassol, é rico em substâncias antioxidantes com alto índice de ácido linoleico e tocoferóis (vitamina E), ótimos para combater o colesterol no sangue. Através de um processo de extração de várias etapas, os grãos prensados vão liberando o óleo. Como há dois tipos de prensagem – a frio e quente, é recomendável dar preferência aos óleos prensados a frio, pois estes possuem um quantidade inferior de impurezas, além de conter um nível menor de gorduras saturadas.

Óleo de girassol

O óleo de girassol contém o ômega-3, 6 e 9, mas em médias concentrações, é rico em vitamina E e gorduras mono insaturadas.

Da mesma forma que o óleo de girassol pode proporcionar vários benefícios a saúde, também pode gerar alguns malefícios.

O evento ocorre devido a utilização incorrera do óleo, justamente porque o mesmo como a maioria não ser aquecido. Suas substâncias são facilmente oxidadas, por causa do calor ou da luz do sol, a consequência é a liberação de radicai livres capazes de provocar danos na corrente sanguínea e aumentar o colesterol ruim do organismo.

Quando se esquenta o óleo principalmente nas receitas de fritura, há um ponto em que se chega denominado ponto de fumaça, ou seja, o óleo já está num estágio em que se torna capaz de produzir compostos liberados em estados de aroma desagradável.

O alimento feito nesse óleo acaba absorvendo mais gordura que o necessário e não fica totalmente cozido, além de perder todas as suas propriedades nutritivas.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?