As línguas e dialetos falados na Espanha

O país da Espanha pertencente a Península Ibérica, ao ser invadida acabou sofrendo influências importantes em sua língua. O espanhol, língua oficial serviu como base para a fusão de uma série de outras línguas e dialetos, comumente expressados por habitantes de diferentes regiões do país.

A base do idioma oficial, o espanhol, vem do dialeto medieval utilizado em Castilha língua esta oriunda do Latim, quem meados do século XI se expandiu por toda a península, e por fim foi se enredando à outras línguas como o basco, o celta e o ibero. Ainda pode contar com uma intensa influência da língua germânica, do árabe e do grego.

 espanhol
O espanhol é a língua oficial da Espanha, embora existam outros dialetos.

Atualmente o espanhol tem a sua pronúncia muito diversificada, conforme a região geográfica da Espanha e presença de imigrantes de outros países, como os franceses, italianos, e até mesmo de nativos americanos. Entretanto as línguas distintas faladas na Espanha são quatro:

  • Basco – região autônoma do Pais Basco no norte do pais.
  • Catalão – região da Catalunha e Ilhas Baleares.
  • Galego – região da Galícia.

Essa línguas compunham oficialidade nas regiões faladas de cada comunidade autônoma, e co-oficiais para o restante da Espanha, essa determinação segue a lei imposta na Constituição e os Estatutos de Autonomia , segue a ordem por número de falantes:

  • Catalão é falado por 9% da população, oficialmente se denomina valenciano na Comunidade Valenciana, onde também é oficial.
  • Galego é falado por 5% da população, também pode ser ouvido em algumas zonas das províncias de Astúrias, Leão e Zamora, sem estatuto de oficialidade.
  • Basco é falado por 1% da população, se denomina de forma estatutária como “vascuence”.

Outros dialetos denominados românicos não possuem inclusão no estatuto de língua oficial, mas também são falados – aragones, o asturiano, o leones, zamora e o estremenho. Nas cidades localizadas em Lerida podem ser encontrado outro dialeto ainda mais raro, o aranês, variante do occitano. Apesar de tantas variações, a língua escrita e a língua usada na comunicação de massas se mantêm úncia em toda a Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.