Arroz integral maneira certa de fazer

Grãos de arroz integral

O arroz integral mesmo sendo mais complicado de fazer é uma boa opção para quem quer começar uma boa dieta ou que possua algum problema de saúde. Sua principal diferença no modo de preparo em relação ao polido – o mais consumido – e parboilizados é que ele deve ser catado para retirar algumas sujeiras e para o seu cozimento, ele leva muito mais água do que os outros tipos de grão da sua classe.

O seu sabor é um pouco diferente dos demais tipos de arroz. É benéfico para o intestino pois contém muitas fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue – super indicado para pessoas que tenham diabetes -, ajuda na prevenção celular, em doenças crônicas, em dores de cabeça além de controlar a pressão alta. Sua digestão é um pouco mais demorada do que os demais tipos de arroz, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita por um maior período de tempo, além de conter proteínas, lipídios, minerais e vitaminas.

Por ter o gosto muito diferente do arroz convencional que já somos acostumados, chefes de cozinhas indicam que o arroz integral seja muito bem temperado, de preferência com ingredientes que a pessoa goste, para dar um toque especial na receita.

Receita básica de arroz integral:

Arroz integral cozido

Ingredientes

* 2 xícaras de arroz integral;

* 1/2 cebola média picada;

* 2 colheres de sopa de alho amassado

* 1 colher de sopa de óleo;

* sal a gosto;

* água.

Modo de fazer

coloque o óleo na panela e jogue a cebola e o alho até que fiquem um pouco dourados;

coloque o arroz para que ele dê uma fritada para ficar mais soltinho;

Arroz integral com legumes

é indicado para cada 1 quilo de arroz integral, 3 xícaras cheias de água;

coloque as primeiras 3 xícaras de água e coloque o sal a gosto, experimentando para não exagerar no tempero;

cozinhe o arroz em fogo baixo e quando estiver quase secando experimente-o para ver como está a sua consistência;

se ainda estiver um pouco duro, acrescente mais 1 ou 2 xícaras de água, espere secar e seu arroz estará pronto.

Bolinho de arroz integral assadoNo preparo também pode ser acrescentado lentilhas, berinjela, gergelim, linhaça, uva passa, sálvia, fatias de tomate e manjericão, brócolis, couve flor, amêndoas, cenoura ralada, milho, fatias de pimentão vermelho e amarelo, cheiro verde e cebolinha, peru, frango ou carne desfiada.

Para acompanhar o arroz integral, uma boa dica é optar por saladas bem coloridas, com carne, peixe ou frango assados, grelhados ou cozidos, frutos do mar, feijão de bico, risoto de carne e rúcula, panqueca feita de farelo de trigo, linhaça e aveia.

Não é indicado que se acrescente pratos pesados, que contenham muita gordura ou muito carboidrato pelo arroz ser de textura leve e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.