Aprenda como pilotar um kart

O kart é conhecido por ser um moldador de pilotos de corrida profissional. Ele é considerado a base para todos aqueles que desejam um dia chegar a categoria principal do automobilismo, a formula 1. Não se sabe ao certo quando surgiu o kart, mas estima-se que foi na década de 50 em que foi criado ou que pelo menos se popularizou. No Brasil vários pilotos conhecidos como Rubens Barrichello, Ayrton Senna e Felipe Massa tiveram o inicio de suas carreiras no Kart. ( Os nomes citados acima são apenas alguns exemplos, pois a maioria dos pilotos de Stock Car, Formula Truck e dentre outras categorias, tiveram início de suas atividades no Kart).

dicas de kart
aprendendo a andar de Kart
foto: reprodução

Aprendendo a pilotar

Logo de cara, ao ver o Kart, você percebera que ele só contém dois pedais, o da direita que serve como acelerador e o da esquerda para frear. Não há necessidade de se preocupar com as marchas. A dica mais importante do Kart é manter a tração, não adianta apenas acelerar  é preciso respeitar o limite do Kart, manter a aderência das rodas e procurar, sempre, manter-se no meio da pista. Também é preciso manter o equilíbrio entre aceleração e freagem para evitando que o carro derrape.

Quando pega uma reta, com qualquer veículo, a tendência e que ele vá mais rápido. O mesmo ocorre com o kart, quanto mais você manter o Kart em linha reta e fazer menos curvas mais rápido ele irá. Caso você queira realmente competir ou esteja pensando nisso, uma dica importante é conhecer a pista, sempre dê algumas voltas na pista de qualquer competição, isso irá garantir que você passe por todo o percusso sem preocupações e sem surpresas.

Outras dicas importantes é sempre respeitar o adversário, o kart não é um bate-bate de parquinhos de diversão e sim um esporte onde deve-se respeitar o próximo, até quando fizer as ultrapassagens. A posição do banco também é importante, a postura sempre tem de ser confortável. Para quem gosta de competir é importante ficar de olho no afogador, muitas vezes eles são regulados para gastarem menos combustível e perdem força, deixe-o no máximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.