Fc Noticias

Ameaças da vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é caracterizada pelos profissionais da área da saúde como um dos transtornos mais comuns apresentados pelas mulheres – em relação a sua região íntima -, porque se trata de um problema normal do organismo.

Esse distúrbio se articula através das alterações da flora vaginal de maneira orgânica, com a diminuição dos níveis de lactobacilos e por consequência o predomínio de espécies de bactérias sobre outras, como a Gardnerella vaginalis.

Mesmo sendo uma enfermidade que necessita de tratamento específico, a vaginose bacteriana não é considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), principalmente porque suas causas são naturais, próprias do organismo.

Sintomas

As gestantes sofrem sérias ameaças quando são acometidas pela vaginose bacteriana.
(Foto: Reprodução)

Sua manifestação na maioria dos quadros é assintomática, mas pode vir a apresentar sintomas dependendo da intensidade da aglomeração das bactérias predominantes, como:

» Coceira na região íntima;
» Ardor ao urinar;
» Corrimento com cor branca, amarela ou cinza;
» Mal cheiro na região íntima (parecido com o odor de peixe podre).

Diagnóstico

O diagnóstico desse transtorno costuma ser feito por exames de prevenção, como o papanicolau. As medições do pH vaginal por esse processo é extremamente favorável para identificar doenças.

Tratamento

O método de contenção da vaginose bacteriana se dá pelo uso de medicamentos antibióticos. É importante destacar que o período de tratamento prescrito pelo médico deverá ser respeitado e que as relações íntimas durante esses dias deverão ser interrompidas.

Prevenção

Para evitar a promoção desse distúrbio, é essencial que as mulheres mantenham suas consultas ginecológicas de rotina em dias, utilizem preservativos em todas as suas relações íntimas, diminuam o número de parceiros, não efetuem duchinhas e mantenha a higienização correta do corpo.

Ameaças

Mesmo essa patologia sendo algo considerada como algo normal, é relevante que seu tratamento seja realizado precocemente, para que diversas complicações não venham a se apresentar posteriormente, ocasionando danos leves, moderados ou até mesmo graves, como:

» Recém-nascido com peso abaixo;
» Parto prematuro;
» DIP (Doença Inflamatória Pélvica);
» Maiores chances de obter uma infecção por DST, como a clamídia, gonorreia e a AIDS;
» Aborto espontâneo;
» Rompimento da bolsa amniótica;
» Infecção das membranas que formam a bolsa e o líquido amniótico e também do revestimento do útero no pós-parto.

Aviso!

As informações descritas acima servem apenas de uso para pesquisas. Para saber mais sobre essa doença, procure a orientação de um ginecologista ou outro especialista da área da saúde.

Sair da versão mobile