Líquido durante a refeição engorda

O hábito de ingerir líquidos durante as refeições é bastante comum, sempre tem posto à mesa um suco, refrigerante e em alguns casos, até mesmo água. No entanto, muitos dizem que comer ingerindo líquido engorda e incha a barriga.

Posto isto, sempre existe dúvida se realmente engorda comer e ingerir líquido ao mesmo tempo. Acontece que essa afirmação é verdadeira quando o líquido é rico em calorias, pois favorece o ganho de peso e o acumulo de gordura.

Compreenda que bebidas açucaradas podem atrapalhar a digestão dos alimentos, ocasionando o volume do estômago, dado que diminui a velocidade do esvaziamento gástrico e diminui a absorção dos nutrientes.

Refrigerante
Refrigerante de cola.
(Foto: Reprodução)

Sabendo-se disso, optar pela água no lugar de bebidas açucaradas é a melhor opção, pois a água é isenta de calorias e fundamental para a hidratação do nosso corpo.

Entenda que não é o líquido em si que engorda, pois o líquido dilata o estômago, provocando a sensação de inchaço abdominal. Sendo assim, pessoas que possuem o hábito de ingerir líquidos durante as refeições diariamente, passarão pela dilatação frequentemente, tornando o estômago elástico.

Portanto, a pessoa tende a consumir mais alimentos, pois a dilatação diminui a sensação de saciedade, ocasionando o aumento de peso diante o excesso de alimentos durante o dia.

Quando ingerir líquidos?

O certo é consumir líquidos vinte minutos antes das refeições ou sessenta minutos após as refeições. No entanto, para quem possui dificuldade de se alimentar sem ingerir líquido, deve diminuir a quantidade de bebida açucarada.

Por que não devo tomar líquido durante as refeições?

A digestão dos alimentos é fundamental e quando consumimos líquidos em excesso o suco gástrico fica diluído, atrapalhando a digestão, como a absorção de nutrientes (ferro, cálcio, zinco, vitamina B12), podendo até mesmo ocasionar gases e flatulências.

IMPORTANTE

Vitaminas a base de frutas que ajudam a modelar o corpo
Vitamina de morango.
(Foto: Reprodução)

• Escolha sucos naturais durante as refeições, principalmente as frutas ácidas que não prejudicam a ação gástrica do estômago e a absorção dos alimentos. Por exemplo: abacaxi, limão, morango e quiuí.
• Beba bastante água durante o dia, não deixe para hidratar o corpo somente nas refeições. Lembre-se que o corpo necessita de água e que outros líquidos não a substitui.
• O recomendado é tomar entre seis a oito copos de 200 ml por dia, especialmente nos intervalos entre as refeições.
• Entenda que os alimentos também são ricos em água. Por exemplo: frutas, legumes, como abacaxi, abobrinha, alface, laranja, tomate, mamão, melancia, melão, uva e chuchu.
• Evite refrigerantes e se possível exclua totalmente do seu dia a dia, pois esse líquido não está a favor da saúde do corpo, assim como outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.