Alistamento militar feminino marinha, exército e aeronáutica

O Serviço Militar é um termo que abrange todas as forças armadas de nosso país, Marinha, Exército e Aeronáutica. Todas se unem no objetivo de proteger e zelar pelas fronteiras, garantir a soberania nacional e proteger a nação. Como todos sabem, o alistamento militar é obrigatório para todos os jovens de sexo masculino que atinge os 18 anos de idade. O que muitas vezes passa desapercebido é que as mulheres também podem ocupar as frentes de defesa nacional, no entanto, a convocação se dá em caráter voluntário em tempos de paz.

Alistamento Feminino

Para seguir carreira militar a mulher precisa cumprir alguns pré-requisitos, ter maioridade e possuir personalidade condizente com a metodologia das forças armadas, entre elas, senso de responsabilidade, disciplina no acatamento e cumprimento de ordens, pontualidade, equilíbrio emocional, saber gerir e coordenar tarefas e ações que precisam de mobilização de pessoas.

forças armadas
Paulatinamente as mulheres estão conseguindo mais espaço dentro das forças armadas.

Existem diversas áreas dentro da conjectura militar que abrem espaço para o labor feminino, o Exército, por exemplo não faz acepção de gênero, ambos são tratados em igualdade. Aos poucos vagas especificas para mulheres vão sendo abertas, dando chances á essas de se alistarem temporariamente ou de construírem uma carreira solidada dentro da tropa. Esse é um movimento crescente, reflexo da diminuição do preconceito contra as mulheres e do machismo que, durante muito tempo, dominou o cenário militar.

Atualmente não é incomum encontrar mulheres que ascenderam a cargos de alta patente dentro das forças bélicas, como major, tenente, sargento e capitãs. As mulheres  passam por um rigoroso processo seletivo, fazendo provas e concursos específicos. Em 2008 foi sancionada a lei que equipara a seleção para ambos os sexos, mas as meninas tem livre escolha em servir ou não. Para as mulheres que almejam o cargo de sargento ou servidor temporário, basta ir até uma das doze regiões militares espalhadas pelo território nacional e realizar seu alistamento. Entretanto se pretende seguir carreira deverá prestar concurso para a Escola de Saúde do Exército, Instituto Militar de Engenharia ou Escola de Formação Complementar do Exército.

Segundo relatórios  da Marinha, Exército e Aeronáutica, a presença da mulher nas guarnições traz um diferencial muito importe, essas tem por característica geral uma maior destreza e talento naquilo que se propõe a fazer, o que solidifica a estrutura  militarista.  Para mais informações entre nos sites das escolas citadas acima ou procure mais sobre as regiões militares próximas de você, leia também nosso artigo sobre Alistamento Militar Masculino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.