Alimentos funcionais o que são?

Os alimentos funcionais são todos aqueles que oferecem substâncias e diversos tipos de nutrientes para viabilizar a saúde humana, ajudando no crescimento, na proteção, na nutrição, no desenvolvimento e em todas as atividades fisiológicas e metabólicas do organismo. Além disso, com esse compostos na alimentação, o corpo consegue se prevenir e muitas vezes até tratar suas próprias imunidades com algumas doenças.

Esses alimentos, são ditos como os principais responsáveis por promover a saúde de toda a estrutura do corpo humano, fazendo com que quando associados com outros compostos, diminuam os riscos do organismo adquirir doenças crônicas que são ainda mais prejudiciais a saúde. Consegue ainda prevenir o aparecimento da celulite, envelhecimento precoce, acnes, entre outros.

Os alimentos funcionais devem ser consumidos como todos os outros compostos alimentícios. Ministrado corretamente, fará um enorme bem ao sistema imunológico, mas não deve ser ingerido em pequenas quantidades e por esse motivo é indicado que se tenha um controle dessa substância para que ela faça efeito no organismo. Se possível, procure um nutricionista para realizar uma consulta, para que assim essa ingestão seja realizada de forma correta.

Substâncias funcionais

Ácidos Graxos

Alimentos funcionais

* Protege contra o cânceres de mama e próstata.

Ômega-3

* Evita a formação de coágulos nas artérias;

* Diminui a pressão sanguínea;

* Aumenta o HDL;

* Diminui o LDL.

Ômega-6

* Protege o corpo contra doenças cardiovasculares.

Fitoesteróis

* Diminui os riscos do corpo adquirir colesterol dietético;

* Reduz a absorção do LDL;

* Auxilia o controle dos hormônios;

* Alivia a TPM.

Antocianinas

* Anticarcinogênico;

* Antialérgico;

Anti-inflamatório.

Carotenóides

* Ajudam a manter uma boa visão;

* Protege contra a oxidação;

* Previne doenças cardiovasculares.

Licopeno

* Diminuição da concentração de radicais livres;

* Previne a oxidação LDL;

* Diminui as chances de ataques cardíacos.

Onde podem ser encontradas?

As substâncias funcionais podem ser encontradas na soja, no mel, na linhaça, no gergelim, no trigo, no tomate, no milho, no arroz, nos peixes, nos lactobacilos, no azeite, no alho, no chá verde, na uva vermelha, na castanha do pará, e em diversos outros alimentos.

Todos os alimentos que possuam qualquer composição pré-biótica, probiótica e simbiótica é dita como composto funcional, que ajudam ainda no bom funcionamento do intestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.