A pílula do dia seguinte altera o dia fértil?

Os jovens do mundo moderno, estão começando as suas relações, cada dia mais cedo. Mesmo com inúmeras dicas sobre como prevenir uma gravidez ou até mesmo um contágio com uma doença sexualmente transmissível, muitos deles ainda se negam a utilizar os métodos contraceptivos, tais como a camisinha e os anticoncepcionais e com isso, o uso da pílula do dia seguinte é a “salvação” de muitos.

Grande dosagem de hormônios

Muitos não sabem, mas as pílulas do dia seguinte são uma bomba de hormônios que podem ainda desregular bastante o ciclo menstrual de quem o toma. Elas devem ser usadas apenas em casos de estrema urgência – caso a camisinha estoure – e não em uso contínuo como os anticoncepcionais. Elas podem causar várias reações ao organismo, tais como engordar, desregular todo o corpo e com o tempo, ela não causa o mesmo efeito pois o organismo acostuma com suas substâncias.

E se a dúvida é saber se a pílula altera o dia fértil, saiba que ela altera sim, não somente os dias em que a mulher se encontra em período de ovulação mas também todo o seu ciclo. Essas variações acontecem de acordo com cada organismo feminino, pois um é diferente do outro.

O período fértil – ou ovulatório – de qualquer mulher é difícil de ser dito com exatidão, mesmo com o acompanhamento de ginecologistas, mas existem cálculos que dizem a data aproximadamente em que esse ciclo acontecerá. Esse processo é fácil de dizer em relação a mulheres que possuem o ciclo menstrual normal – de 28 dias – mas para as mulheres que possuem ciclos irregulares, a situação fica ainda mais difícil, ainda mais quando elas utilizam a pílula do dia seguinte.

Tipos de Pílula

Existem dois tipos de pílula do dia seguinte, uma de dosagem única, que pode ser tomada até 72 horas depois da relação e outra de duas dosagens, um comprimido tomado após a relação e o outro 12 horas depois da ingestão do primeiro. Eles devem ser tomados o mais rápido após o ato, pois assim terá mais eficácia.

Pílula desregula o ciclo menstrual?

O mais indicado para quem não deseja se preocupar tanto com esses deslizes e com os atrasos menstruais é utilizar os métodos contraceptivos mais comuns, tais como a camisinha e o anticoncepcional, pois além de evitar uma gravidez indesejada a pessoa ainda irá se prevenir contra a transmissão de doenças.

O uso consciente da pílula deve ser realizado apenas em casos singulares, onde a melhor saída seja a ingestão do medicamento.

Curiosidade

O uso de 1 comprimido de uma pílula do dia seguinte, equivale a 20% de hormônio de 10 comprimidos de anticoncepcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.