Veja qual é a passagem do Filho pródigo e seu ensinamento

A história relatada na Bíblia do Filho pródigo, é uma das mais lidas e que contêm mais conceitos sobre aspectos vividos pela sociedade humana. Não é necessário que se possua fé ou religião para identificar a grande moral dessa passagem e fazer uma reavaliação da vida em que se vive, das atitudes que possui e as consequências do que pode vir a acontecer dependendo da ação que façamos.

A parábola explica a história da ovelha que saiu do seu rebanho mas que foi recuperada revivida, pois antes não possuía valor nenhum e depois de passar por vários problemas, se reconstituiu interiormente para se agregar novamente ao seu grupo, e a ele voltou com dignidade e novos conceitos de vida. Essa passagem se encontra na Bíblia, em Lucas, capítulo 15, versículos 11 ao 32 (Lc, 15:11-32).

Resumo da passagem (Lc, 15:11-32)

Essa passagem, conta-nos a vida de um pai e dois filhos, um deles muito trabalhador e o outro que se interessava apenas em luxos, riqueza e festas. Um dia, o filho capitalista e sem valores, pediu a seu pai que dividisse a herança e desse a ele o que lhe pertencia, e assim o pai fez, enquanto o outro filho continuou trabalhando e cuidando de seus bens junto a seu pai. Então, após pegar sua parte da herança que lhe cabia, o filho partiu para uma terra bem distante e gastou toda a sua fortuna, até ficar pobre.

Para não morrer de fome, teve que aprender a trabalhar e aprender os verdadeiros fundamentos da vida, e por se deparar naquela situação, resolveu então, arrependido, voltar para as terras de seu pai e implorar-lhe suas desculpas, agradecendo pelo o que já fizestes por ele mas dizendo que não merecia ser filho de um homem tão honroso, sendo ele apenas um interesseiro, que não dava valor a sentimentos e aos valores da vida.

Ao encontrar seu pai, lhe implorou perdão e ele, ao ver seu filho, se alegrou pelas palavras que ouviu pois sabia que ele tinha aprendido algo com isso, a dar valor no que realmente era necessário e que dinheiro não era tudo na vida. Então, ao chegar em suas terras, fez uma grande comemoração por seu filho ter aprendido que a verdadeira riqueza está dentro de nós, e o seu outro filho se indignou sem saber o porque o pai estava a fazer aquilo se ele era o filho que nunca lhe deu trabalho e o outro lhe proporcionava apenas desgosto. E então, o pai lhe respondeu que recuperou seu filho que havia perdido a muito tempo, que ele reviveu novamente pois resgatou tudo o que havia perdido, o caráter, a responsabilidade, a integridade e a sua dignidade.

Filho pródigo

Moral da história

A grande moral dessa história é que todos nós, seres humanos, somos filhos pródigos, pois mesmo com todos os erros que cometemos – não apenas no ramo financeiro – voltamos sempre para os braços e para a casa de Deus, de nossos familiares, pois são as únicas pessoas que nos acolhem sempre que precisamos.

O aprendizado só vem com os ensinamentos da vida, com as quedas e tombos que levamos. Levantar e seguir em frente é a única saída. O principal objetivo das dificuldades impostas nos nossos caminhos é criar força para vencer todos os obstáculos impostos por ela.

Errar é humano, mas insistir no erro não. A única coisa que precisamos é crescer interiormente com as consequências da vida, somente assim seremos sábios para fazer escolhas certas e seguir o caminho do bem, sem prejudicar a nós  mesmos, nem a ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.