verificar CPF

Verificar o CPF vai ser útil em varias situações, principalmente quando você está em dúvida sobre pendências econômicas ou fiscais. Na maioria dos casos relacionados às questões da Receita Federal, a função prioritária do CPF é fazer o registro de uma pessoa perante a Receita Federal, deste modo ela se torna um cidadão com o seu direitos e deveres. Portanto se o seu CPF estiver irregular uma série de implicações podem ocorrer, desde de multas à não possibilidades de utilização de alguns meios públicos.

CPF
O CPF é um dos documentos mais importantes do cidadão. (foto:reprodução)

Situações do CPF

O CPF pode está em algumas situações cadastrais ao qual pode implicar em muitas situações, são elas

  • Regular: cujo CPF não apresenta nenhuma irregularidade, entretanto o seu nome ainda pode está em alguma das situações mesmo não estando evidente no CPF, pois a situação fiscal é diferente da cadastral. Portanto se ainda tem dúvidas da situação e ela não aparece na verificação do CPF, você deve fazer uma pesquisa de situação fiscal ou emitir uma certidão negativa de débitos.
  • Pedente de Regularização: nesse caso o contribuinte pode está devendo alguma declaração obrigatória que pode ser desde de uma declaração do imposto de renda até uma declaração de isenção.
  • Suspensa: o cadastro está incorreto ou incompleto
  • Cancelada: o CPF foi cancelado por falecimento ou por ação administrativa ou judicial
  • Nula: Foi constatado fraude e o CPF é imediatamente anulado.

Maneiras de verificar o seu CPF

  • Pessoalmente: você poderá se dirigir a uma das lojas da Serasa Experian, levando o CPF e outro documento original como RG, carteira de Trabalho ou carteira nacional de habilitação (CNH).
  • Procuração: Um procurador deve levar uma procuração, copia ou original, autenticados com firma reconhecida do titular do CPF. O procurador deverá deixar uma copia simples e levar junto um documento original dos já citados acima.
  • Carta: você deve descrever detalhadamente o que deseja saber colocar. Na carta deve conter a copia dos documentos autenticados e assinados com firma reconhecida em cartório.
  • Internet: essa é a maneira mais simples e rápida, basta acessar o link, www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp e colocar o numero do seu CPF.

O CPF é um dos documentos mais importantes de um cidadão, no qual o mesmo te garante vários direitos. Caso o individuo esteja em falta com a Receita Federal, tente resolver o problema o quanto antes, pois a essa falta pode ser interpretada como fraude no imposto de renda, um crime que pode levar à cadeia. É aconselhável a procura de algum contador para resolver problemas relacionados a receita e impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.