Umbigo e seus segredos

O corpo humano possui uma incrível complexidade de elementos e desde o nascimento do bebê apresenta características questionadoras em relação a sua aparência física, como a região abdominal, que compreende o famoso e curioso umbigo.

Essa denominação vem do latim umbilīcus e é empregada a cicatriz resultante da queda do cordão umbilical da criança, ação que acontece de maneira natural entre uma à duas semanas após o nascimento e por consequência ocasiona uma leve depressão na pele.

O cordão umbilical é um dos mais importantes ligamentos que a mulher possui com o feto durante a gestação, pois ele é o grande responsável por articular a troca gasosa e alimentar o bebê, proporcionando o envio de todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Umbigo e seus segredos
Umbigo de uma garota.
(Foto: Reprodução)

Depois que o parto acontece e a criança chora pela primeira vez, dando sinais que já consegue respirar sozinha, a alimentação passa a acontecer pelo aleitamento materno e por não ter mais nenhuma utilidade, o cordão é cortado, higienizado e cuidado até ficar bem sequinho e cair.

Para que o umbigo serve?

Essa é uma das dúvidas mais destacadas pelos seres humanos e distintas respostas podem ser acarretadas a ela. Veja:

Para os cientistas, o umbigo é uma relevante via de acesso para exames, como laparoscopias e outras intervenções endoscópicas. Sua estrutura pode evidenciar sinais de complicações obstétricas, anomalias fetais, entre outras enfermidades.

Alguns seres humanos acreditam que essa área seja o centro de equilíbrio do corpo, outros acham que é um dos locais mais erógenos que as pessoas possuem – principalmente quando está sendo exposto por meio de roupas curtas ou peças mais íntimas.

O umbigo deve ser limpo?

Sim e regularmente, porque mesmo se tratando de um lugar que fica escondidinho e protegido pelas roupas, as próprias peças e os pelos abdominais podem proporcionar o acúmulo de sujeira e a proliferação de centenas de bactérias.

Essa higienização pode ser efetuada durante o banho, com água corrente e sabonete ou com uma gaze ou algodão e um pouco de soro fisiológico ou álcool 70. É indicado que a limpeza seja executada com delicadeza para não criar lesões na região.

Como ter um umbigo bonito?

O segredo que responde esse questionamento é: cuide bem do umbigo da criança durante todo o processo de queda do cordão umbilical e a cicatrização completa da área. Os cinteiros, moedas e outros demais objetos devem ser evitados se estiverem atrapalhando o arejamento natural da área.

Atenção!

Se o umbigo do bebê estiver apresentando sinais estranhos, como mal cheiro, vermelhidão e inchaço, procure um profissional da área da saúde para diagnosticar a criança, porque essas particularidades são indicações de uma possível infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.